O que causa a malária cerebral?
Índice
- O que causa a malária cerebral?
- Quando surgiu a malária no mundo?
- Quais células são afetadas pelo parasita causador da malária?
- Como é transmitida a malária e qual o protozoário responsável por causar a moléstia?
- Porque a malária pode causar anemia?
- Quais as complicações da malária?
- Como se trata a malária?
- Qual a causa da malária?
- Como é possível contrair a malária?
- Por que a malária pode ser grave?
O que causa a malária cerebral?
Na malária cerebral, além da febre, pode aparecer dor de cabeça, ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos, podendo o paciente chegar ao coma. Se o agente causador da malária for da espécie P.
Quando surgiu a malária no mundo?
A malária maligna teria começado a se espalhar pelas regiões tropicais, e depois pelo mundo, há cerca de 5 mil anos, quando a agricultura começou na África.
Quais células são afetadas pelo parasita causador da malária?
O parasita da malária, o protozoário Plasmodium, infecta as células do sangue, os eritrócitos ou glóbulos vermelhos.
Como é transmitida a malária e qual o protozoário responsável por causar a moléstia?
A malária é uma protozoose transmitida por meio da picada de um mosquito (gênero Anopheles) contaminado com o parasita do gênero Plasmodium. A doença é grave e pode levar à morte caso o tratamento adequado não seja feito.
Porque a malária pode causar anemia?
A Anemia é uma manifestação importante na Malária e decorre da hemólise, tanto das hemácias parasitadas (destruídas no baço ou dentro dos capilares) como das hemácias não parasitadas, que são destruídas pelo sistema imune (antígenos parasitários se ligam a hemácias não parasitadas, que são reconhecidas pelo sistema ...
Quais as complicações da malária?
Malária falciparum O dano a vários órgãos internos pode causar uma queda na pressão arterial, às vezes resultando em choque . Outros sintomas da malária falciparum incluem diarreia, icterícia e insuficiência renal. O nível de açúcar (glicose) no sangue pode cair (o que é conhecido como hipoglicemia ).
Como se trata a malária?
A malária tem cura, mas é importante que o tratamento seja iniciado rapidamente, pois em muitos casos a doença pode se tornar grave, havendo anemia, diminuição das plaquetas, insuficiência renal ou, até, o comprometimento do cérebro, em que as chances de complicações e de morte são maiores.
Qual a causa da malária?
Malária é uma doença prevalente nos países de clima tropical e subtropical. Também conhecida como sezão, paludismo, maleita, febre terçã e febre quartã, o vetor da doença é o anofelino (Anopheles), um mosquito parecido com o pernilongo que pica principalmente ao entardecer e à noite.
Como é possível contrair a malária?
Caso a pessoa tenha febre depois de ter visitado áreas de risco, a possibilidade de ter contraído malária deve ser levada em consideração. Para confirmar o diagnóstico, existe um exame de lâmina, também chamado de gota espessa ou esfregaço, que consiste em puncionar a ponta de um dedo para obter uma gota de sangue e analisá-lo.
Por que a malária pode ser grave?
Se a malária simples não for tratada, ela pode se tornar grave – anualmente, cerca de oito milhões de casos de malária progridem para o tipo grave da doença. Mortes por malária podem ocorrer devido a danos cerebrais (malária cerebral) ou danos aos órgãos vitais.