Como eram as primeiras instituições para doentes mentais?

Índice

Como eram as primeiras instituições para doentes mentais?

Como eram as primeiras instituições para doentes mentais?

Na maioria das vezes, os portadores de doenças mentais viviam confinados em hospitais psiquiátricos como o de Juqueri, em São Paulo, isolados de tudo e de todos, até a morte. Muitos eram submetidos à camisa de força e a técnicas violentas como a lobotomia e o eletrochoque.

Qual a história dos hospitais psiquiátricos como instituição de tratamento?

A história dos hospitais psiquiátricos como instituição de tratamento é ligada ao pensamento social e científico acerca dos doentes mentais em cada época.

Quais são os hospitais psiquiátricos?

Hospitais psiquiátricos (também denominados hospícios, manicômios ( português brasileiro) ou manicómios ( português europeu)) são hospitais especializados no tratamento de doenças mentais e/ou de "transtornos mentais" (termo médico-especializado).

Qual a importância do hospital psiquiátrico?

Já a Psiquiatria Preventiva e a Psiquiatria de Setor não acreditavam que o hospital deveria ser o principal meio de tratamento, e propuseram a criação de outros serviços, que iriam gradativamente diminuir a importância do hospital psiquiátrico.

Quais são os hospitais de reforma psiquiátrica?

Com a Reforma Psiquiátrica em termos mundiais, vem sendo gradativamente substituídos por pequenos hospitais e/ou enfermarias especializadas no tratamento de psiquiatrias, sejam em hospitais gerais, no caso de doentes graves ou em crise ou em pequenos hospitais, autorizados por lei específica, comuns nos Estados Unidos, Europa e China.

Postagens relacionadas: