Como é feita a divisão da medula espinhal?
Índice
- Como é feita a divisão da medula espinhal?
- Como é dividido a substância branca da medula?
- Onde a medula espinhal termina?
- Como é a estrutura anatômica externa da medula?
- Quais são as vias descendentes da medula?
- O que forma a substância branca do sistema nervoso?
- O que é a substância branca do cérebro?
- Quais são os limites da medula espinhal?
- Qual a anatomia da medula espinhal?
- Quais os fatores importantes sobre a medula espinal?
- Qual a substância cinzenta da medula espinhal?
- Qual a medula espinhal mais grossa?
Como é feita a divisão da medula espinhal?
A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal. Os nervos espinhais que saem pelas vértebras recebem o nome das vértebras, por exemplo, os nervos torácicos saem entre as vértebras torácicas.
Como é dividido a substância branca da medula?
A substância branca está localizada mais externamente, enquanto a substância cinzenta se distribui mais internamente e está disposta na forma de letra H. A substância branca é composta basicamente de fibras nervosas mielinizadas, enquanto a substância cinzenta apresenta corpos celulares e dendritos.
Onde a medula espinhal termina?
Na anatomia dos seres humanos, em pessoas do grupo humano de origem caucasoide a medula espinhal termina entre a primeira e segunda vértebra lombar, enquanto que em pessoas de origem negroide ela termina um pouco mais abaixo, entre a segunda e a terceira vértebra lombar.
Como é a estrutura anatômica externa da medula?
Externamente, a medula espinhal contém uma fissura mediana anterior, juntamente com dois sulcos ântero-laterais em seu lado ventral e um correspondente sulco mediano posterior e sulcos póstero-laterais em seu lado dorsal.
Quais são as vias descendentes da medula?
Os tratos descendentes da medula espinal incluem o seguinte:
- Trato corticospinal: transporta informações sobre movimentos voluntários dos córtices motores primários e secundários para a periferia.
- Trato reticuloespinal: envolvido com a iniciação ou inibição de movimentos voluntários.
O que forma a substância branca do sistema nervoso?
A substância branca é composta de pacotes de processos de células nervosas mielinadas (ou axônios), os quais conectam diversas áreas de substância cinzenta (os locais dos corpos celulares nervosos) do cérebro umas às outras e mandam impulsos nervosos entre neurônios.
O que é a substância branca do cérebro?
Os tratos de substância branca do SNC possuem a importante função de transportar sinais neurais de regiões subcorticais para o córtex e do córtex para as regiões subcorticais.
Quais são os limites da medula espinhal?
A medula espinhal se localiza dentro da coluna vertebral. Seus limites estruturais são dois: Superior, pelo bulbo após o forame magno e após a segunda vertera lombar (L2).
Qual a anatomia da medula espinhal?
Anatomia da medula espinhal. A medula espinhal é dividida em quatro partes principais: os nervos cervical, torácico, lombar e sacral. Coletivamente, toda a medula espinhal é dividida em 31 segmentos; em todos os segmentos, há um par de nervos espinhais direito e esquerdo.
Quais os fatores importantes sobre a medula espinal?
Fatos importantes sobre a medula espinal Definição e função Parte do sistema nervoso central localiz ... Estrutura e segmentos - Composto por uma camada externa de sub ... Nervos espinhais 31 pares de nervos que emergem dos segme ...
Qual a substância cinzenta da medula espinhal?
A medula espinhal está envolvida pelas mesmas três meninges que envolvem o cérebro: dura-máter, aracnóide e pia-máter. Assim como o encéfalo, possui substância branca, que é constituída principalmente por fibras mielínicas. Na substância cinzenta não há mielina, e apresenta a forma de letra H.
Qual a medula espinhal mais grossa?
A dura-máter é a meninge mais externa e mais grossa, sendo ricamente inervada. A medula espinhal apresenta substância branca, mais externa, e substância cinza, mais interna, estando esta disposta na forma da letra H.