Quais as principais inovações trazidas pelo direito grego?
Índice
- Quais as principais inovações trazidas pelo direito grego?
- Como eram as famílias na Grécia Antiga?
- Qual a mais importante contribuição do direito grego para as sociedades futuras?
- São conceitos e práticas do direito grego que influenciaram positivamente o direito moderno?
- Qual o período de formação da Grécia Antiga?
- Qual era a religião da Grécia Antiga?
- Quais eram as leis da antiga Grecia?
- Qual a origem da cultura grega?
Quais as principais inovações trazidas pelo direito grego?
Dentre as inovações jurídicas, ressalta-se a consagração da propriedade privada, que até então não era bem compreendida, juntamente a ela, a desigualdade social marca o período arcaico. ... As inovações jurídicas trouxeram mais poder à aristocracia e à nobreza, e mais inópia aos desviantes miseráveis.
Como eram as famílias na Grécia Antiga?
Ò O chefe da família era o pai. Ele tinha absoluta autoridade sobre a mulher e os filhos. Ò A mulher permanecia geralmente dentro de casa, recebendo visitas só das antigas ou de parentes próximos. ...
Qual a mais importante contribuição do direito grego para as sociedades futuras?
Outra importantíssima contribuição grega para a sociedade atual foi a criação da democracia, onde os cidadãos passaram a decidir, de forma direta, os rumos de Atenas.
São conceitos e práticas do direito grego que influenciaram positivamente o direito moderno?
Por fim, destaca-se quais conceitos e práticas do direito grego influenciaram o direito moderno. Em linhas simples, podemos afirmar que o direito grego avançou e contribuiu com os seguintes institutos: - Criação da figura do advogado, originária do logógrafo. - Mediação e arbitragem.
Qual o período de formação da Grécia Antiga?
O primeiro período de formação da Grécia é chamado de pré-homérico. A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos ( aqueus, jônios, eólios, dórios ). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.
Qual era a religião da Grécia Antiga?
Templo Partenon, dedicado à deusa Atenas, protetora da cidade de mesmo nome A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.
Quais eram as leis da antiga Grecia?
As Leis da Antiga Grécia – As Primeiras Leis No período que vai mais ou menos de 12 AEC (Antes da Era Comum), os antigos gregos não tinham nem leis e, nem punições oficiais. Os homicídios eram resolvidos pelas próprias famílias das vítimas, que procuravam capturar e matar o homicida.
Qual a origem da cultura grega?
A cultura grega está intimamente ligada à religião. A literatura, a música e o teatro contavam os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses que viviam no Olimpo. As peças teatrais eram muito populares e todas as cidades tinham seu palco onde eram encenadas as tragédias e comédias.