Como são feitos os poços?
Como são feitos os poços?
O poço artesiano é perfurado com o objetivo de captar a água que se encontra nos lençóis freáticos e nos aquíferos. Essa água armazenada no subsolo, está infiltrada em rochas e sedimentos, em grande profundidade ou se encontra no lençol freático, próximo à superfície.
Como funciona o poço comum?
Poço simples Também chamado de poço caipira. É aquele que é perfurado manualmente, até chegar no início do lençol freático, que é a primeira reserva de água próxima à superfície. Este é mais fácil de contaminar pela água da chuva, queda de insetos e bichos. A profundidade chega a 20 metros.
Qual a função do poço?
Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático. São constituídos por: filtro, tubos cegos, pré-filtro e o conjunto motobomba. Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático.
Quando o poço foi criado?
Há indícios de que os chineses já faziam perfurações desse tipo por volta de 5000 a.C.
Quais são as características do poço?
A profundidade de poços semi artesianos costuma variar entre 20 e 60 metros. Poços tubulares de mais de 100 metros, que captam água de fendas rochosas profundas ou aquíferos, no entanto, também são frequentemente chamados de poços artesianos.
Qual a utilidade de um poço artesiano?
Uma ótima opção para os agricultores são os poços artesianos, que além de acabarem com os problemas de estiagem e racionamento também garantem água de qualidade, fornecimento contínuo de água e economia. ...
Para que eram utilizados os poços naturais?
História. Há relatos de que os primeiros poços foram perfurados por habitantes da China medieval, indicando que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.