Qual a explicação dada para elevação das catedrais góticas?
Qual a explicação dada para elevação das catedrais góticas?
Como o peso era suportado por pilares e contrafortes, as próprias paredes podiam ser muito mais altas e mais finas. Isso possibilitou as extensões de vitrais característicos das catedrais góticas. ... As abóbadas de quatro partes também permitiram construir as catedrais ainda mais altas.
Quais elementos estavam nas catedrais góticas?
Entre os elementos das catedrais góticas estavam os arcos que possuíam forma de ogiva. Os arcos em forma de ogiva possibilitam uma melhor distribuição do peso do teto em pilares mais alongados, deixando assim a catedral mais alta.
Como foi o surgimento do gótica?
Especialmente ligados ao surgimento do Gótico foram os escritos do Pseudo-Dionísio, um autor que havia bebido na fonte platônica através de Plotino e que foi muito estimado na França a partir dos séculos IX-X, sendo uma influência sobre o abade Suger, idealizador da primeira igreja gótica a ser erguida.
Como se desenvolveu a arte gótica?
Com características bastante singulares, a Arte Gótica se desenvolveu num contexto político, social e principalmente religioso associado a princípios estéticos e filosóficos contraposto ao estilo anteriormente em evidencia na Idade Média – a Arte Românica.
Quais eram as pinturas do período gótico?
No começo do período gótico, a arte era produzida principalmente com fins religiosos. Muitas pinturas eram recursos didáticos que faziam o cristianismo visível para uma população analfabeta; outras eram expostas como ícones, para intensificar a contemplação e a prece.
Quem foi os primeiros a utilizar o termo gótico?
Os italianos foram os primeiros a utilizar o termo gótico, indicando pejorativamente a arte que se produziu na Renascença tardia, mas que ainda seguia um estilo medieval. Era uma referência ao passado bárbaro, em especial aos godos. A palavra perdeu o tom depreciativo e passou a designar o período artístico entre o românico e o Renascimento.