Como funcionava os serviços de espionagem na Guerra Fria?

Índice

Como funcionava os serviços de espionagem na Guerra Fria?

Como funcionava os serviços de espionagem na Guerra Fria?

Os serviços de inteligência de ambos (KGB pela União Soviética e CIA pelos Estados Unidos) recrutavam e treinavam agentes de modo voraz, na esperança de colher o máximo de dados possíveis sobre o seu oponente.

O que foi a CIA na Guerra Fria?

A CIA (Central Intelligence Agency) foi criada em 18 de setembro de 1947. No período da Guerra Fria, os Estados Unidos afirmavam-se os defensores do "mundo livre", contra a "ameaça" comunista. Nesse contexto, a CIA desempenhou um papel do maior relevo. ... A CIA torna-se assim, uma peça fundamental no sistema de governo.

Qual o nome do serviço secreto?

O FBI (Agência Federal de Investigação) é a agência responsável pela famosa lista dos terroristas mais procurados do mundo.

Quando começou a espionagem?

Presente em praticamente todos os períodos da história, a espionagem talvez tenha atingido seu ápice durante a chamada “ Guerra Fria ”, travada entre EUA e a antiga União Soviética.

Quais são as agências de espionagem?

As agências de espionagem também empregam recrutadores, pessoas cujo trabalho é selecionar cidadãos no estrangeiro que possam trabalhar contra sua nação e se tornar informantes. Os recrutadores procuram por pessoas em posição subalterna que tenham acesso a informações importantes.

Quais são os aparelhos de espionagem?

A atividade conta com aparelhos de espionagem específicos, como câmeras escondidas, grampos telefônicos e muitas outras. Em náutica, uma espia é um tipo de cabo a que se chama também boça e serve para amarrar um navio a outro, com o fim de rebocá-lo, sempre é um cabo de grande calibre.

Qual a pena de espionagem?

Em muitos países, a espionagem militar ou governamental é crime punível com prisão perpétua ou pena de morte. Nos Estados Unidos, por exemplo, a espionagem é ainda um crime capital, embora a pena de morte seja raramente aplicada nesses casos, pois em geral o governo oferece ao acusado um abrandamento da pena, em troca de informações.

Postagens relacionadas: