Como funcionava os serviços de espionagem na Guerra Fria?
Como funcionava os serviços de espionagem na Guerra Fria?
Os serviços de inteligência de ambos (KGB pela União Soviética e CIA pelos Estados Unidos) recrutavam e treinavam agentes de modo voraz, na esperança de colher o máximo de dados possíveis sobre o seu oponente.
O que foi a CIA na Guerra Fria?
A CIA (Central Intelligence Agency) foi criada em 18 de setembro de 1947. No período da Guerra Fria, os Estados Unidos afirmavam-se os defensores do "mundo livre", contra a "ameaça" comunista. Nesse contexto, a CIA desempenhou um papel do maior relevo. ... A CIA torna-se assim, uma peça fundamental no sistema de governo.
Qual o nome do serviço secreto?
O FBI (Agência Federal de Investigação) é a agência responsável pela famosa lista dos terroristas mais procurados do mundo.
Quando começou a espionagem?
Presente em praticamente todos os períodos da história, a espionagem talvez tenha atingido seu ápice durante a chamada “ Guerra Fria ”, travada entre EUA e a antiga União Soviética.
Quais são as agências de espionagem?
As agências de espionagem também empregam recrutadores, pessoas cujo trabalho é selecionar cidadãos no estrangeiro que possam trabalhar contra sua nação e se tornar informantes. Os recrutadores procuram por pessoas em posição subalterna que tenham acesso a informações importantes.
Quais são os aparelhos de espionagem?
A atividade conta com aparelhos de espionagem específicos, como câmeras escondidas, grampos telefônicos e muitas outras. Em náutica, uma espia é um tipo de cabo a que se chama também boça e serve para amarrar um navio a outro, com o fim de rebocá-lo, sempre é um cabo de grande calibre.
Qual a pena de espionagem?
Em muitos países, a espionagem militar ou governamental é crime punível com prisão perpétua ou pena de morte. Nos Estados Unidos, por exemplo, a espionagem é ainda um crime capital, embora a pena de morte seja raramente aplicada nesses casos, pois em geral o governo oferece ao acusado um abrandamento da pena, em troca de informações.