O que é um homem espartano?

Índice

O que é um homem espartano?

O que é um homem espartano?

O fato de associarmos o termo "espartano" a alguém que seja austero, sóbrio, firme, severo, sem frescuras não vem do acaso. Vem da história. Esses adjetivos estão relacionados a uma espécie de modelo ideal dos antigos espartanos, os habitantes de Esparta, no sul da Grécia Antiga, na península do Peloponeso.

Como era o comportamento dos espartanos?

O comportamento de um espartano era bastante curioso. Até os 30 anos, ele não tinha uma casa para chamar de sua. Morava com a tropa, em geral em barracos, na periferia da cidade ou em tendas de campanha, algo esperado para quem nasceu para guerrear.

Qual é a religião dos espartanos?

Assim como em outras cidades da Grécia Antiga, em Esparta a religião era politeísta (acreditavam em vários deuses). ... Atena (deusa da sabedoria) era a mais cultuada na cidade.

Como eram conhecidos os espartanos?

Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada).

Como eram os soldados de Esparta?

Conhecidos pela guerra e por serem os soldados mais perfeitos de todos os tempos da Antiguidade. Assim eram os espartanos. Regidos pelas Leis de Licurgo, os soldados de Esparta não tinham outra função, a não ser treinar e se preparar para confrontos.

Quando começou a sociedade espartana?

Durante este período, Esparta ou Lacedemônia era apenas uma vila dórica às margens do rio Eurotas, na Lacônia. No início do século VIII, no entanto, a sociedade espartana se transformou.

Por que os espartanos eram homens corajosos?

Ao notar esse gosto pela luta, o sentimento de superioridade e a preocupação com a condição física, concluímos que os espartanos eram homens corajosos e intrépidos. Provavelmente, muitas pessoas dificilmente cogitariam que a prática homossexual seria comum nas fileiras dessa poderosa força militar.

Como eram as meninas espartanas?

As meninas espartanas também tinham uma educação específica. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães. Elas também participavam de atividades desportivas e torneios.

Postagens relacionadas: