O que eram os coronéis no início da República?
O que eram os coronéis no início da República?
Os chefes dos estados, passaram a ser os "coronéis dos coronéis", os currais eleitorais se multiplicaram no país, a compra e troca de votos dos eleitores por favores e apadrinhamentos passou a ser prática comum nas grandes cidades agora, além da área rural.
O que é a República da Espada?
A República da Espada é o primeiro período da República Velha e consiste no momento histórico em que Brasil foi governado pelos militares Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, entre os anos de 18.
Porque o voto de cabresto recebeu esse nome?
O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
Qual era a autoridade dos coronéis?
Eram portanto grandes proprietários rurais com poderes absolutos. Esses coronéis exerciam, inclusive acima da lei, a autoridade de fato em sua “jurisdição”, que podia ser um vilarejo, uma pequena cidade, ou mesmo toda uma região. Sua palavra não poderia ser questionada, e a sua vontade política deveria prevalecer sempre.
Quais eram os territórios controlados pelos coronéis?
Os territórios controlados politicamente pelos coronéis eram denominados “currais eleitorais”. Neles, qualquer um que se negasse a votar no candidato apadrinhado pelo coronel poderia sofrer violência física e até morrer. Esse método ficou conhecido como o Voto de Cabresto. A Primeira República foi caracterizada pela Política dos Governadores.
Quais são os coronéis do sistema político?
Passam a ser a ser esses coronéis os controladores, fiscalizadores e manipuladores do processo político. Esse domínio ocorre enquanto o sistema político vai se aprimorando, alargando o direito ao voto a novas categorias sociais, criando e consolidando novos partidos e refinando a prática eleitoral.
Qual a origem do termo coronelismo?
É comum ligarmos o termo Coronelismo apenas ao período referente a República Velha, porém, é importante lembrar que sua origem é bem mais antiga que esta, e que ela já existia quando o Brasil ainda vivia sobre um regime de monarquia.