O que foi o ícone na pintura bizantina Justifique sua resposta?
Índice
O que foi o ícone na pintura bizantina Justifique sua resposta?
Pintura Bizantina A predominância dos temas religiosos dá destaque às pinturas feitas nas igrejas. Nessa época foi criado o ícone, uma vertente da pintura bizantina. Ícone em grego significa imagem e nesse contexto representavam personagens religiosas como a Virgem e Cristo, além de santos.
O que é um ícone na arte?
O que é Ícone: Ícone é uma palavra com origem no termo grego eikón que pode significar uma pintura religiosa característica das igrejas ortodoxas; um conceito no âmbito da semiologia e semiótica ou uma representação visual no contexto informático.
O que foi a crise iconoclastia?
A controvérsia iconoclasta no Império Bizantino foi uma batalha em torno das imagens religiosas que ocorreu entre os séculos VIII e IX e que culminou na proibição das mesmas pelo então imperador Leão III.
Quando começou a arte bizantina?
Até que em 313 o imperador Constantino outorgou o Édito de Milão, que proibia a perseguição aos cristãos e, então, o Cristianismo começa a crescer. Surgem assim, as igrejas cristãs e um novo estilo de arte, a Arte Bizantina.
Como eram construídas as igrejas bizantinas?
As igrejas e os palácios ilustravam a riqueza arquitetônica dos bizantinos. Na construção das igrejas, os arquitetos usavam a cúpula sobre pilares, a planta em cruz grega e o capitel (extremidade superior de uma coluna) cúbico.
Como foi feito o mosaico na arte bizantina?
O mosaico foi a linguagem que mais se destacou na arte bizantina. Ele é feito através de um técnica em que as imagens são formadas a partir de pequenos pedaços de pedras com cores variadas, dispostos lado a lado.
Quais são os exemplos de Arquitetura da arte bizantina?
Os exemplos mais conhecidos de arquitetura da Arte Bizantina são: As Basílicas de Santo Apolinário e São Vital, em Ravena; A Igreja de Santa Sofia, em Istambul ...