Como era tratado um leproso nos tempos de Jesus?
Como era tratado um leproso nos tempos de Jesus?
Nos tempos de Jesus a lepra era a mesma coisa que a morte. Curar um leproso era tão difícil como ressuscitar um morto. Os sacerdotes tinham a função de "declarar puro" um leproso que tivesse sarado, mas não tinham o poder de "torná-lo puro", isto é, de curá-lo. A cura de um leproso era uma obra exclusiva de Deus.
Onde fica a cidade dos leprosos?
A 50 km de Porto Alegre (RS), cercada por mais de mil hectares de mata virgem, existe uma cidade fantasma. Construída durante o Estado Novo como parte de uma política de confinamento compulsório dos portadores de Mal de Hansen, a Colônia Itapuã foi inaugurada em 1940 e abrigou 1.454 doentes.
Qual a origem do termo “leproso”?
O termo “leproso” dá lugar a “doente de hanseníase”. Não é difícil descobrir a motivação que levou a essa providência. “Lepra” é uma palavra estigmatizada.
O que significa “lepra” na Bíblia?
O que quer dizer “lepra” na Bíblia? (mp3) A Bíblia, especialmente no Velho Testamento, fala muitas vezes sobre o problema de lepra. Quando se fala de pessoas leprosas, a palavra significa uma doença da pele, e pode abranger tipos diferentes de doenças.
Qual a função da lepra no Novo Testamento?
Também a constatação de cura estava a cargo do sacerdote, que, de acordo com os rituais, podia promover a reintrodução do doente na comunidade. No Novo Testamento a lepra também é mencionada, mas com um sentido diferente. Jesus tem compaixão pelas pessoas, ajuda-as, cura-as.
Será que os leprosos devem morar fora do acampamento?
A Bíblia dizia que os leprosos deviam morar “fora do acampamento”. Mas alguns estudiosos do Talmude diziam, com base nessa lei, que os leprosos deviam viver fora dos muros das cidades.