Como os idosos eram vistos na antiguidade?

Índice

Como os idosos eram vistos na antiguidade?

Como os idosos eram vistos na antiguidade?

Antiguidade clássica grega e romana A velhice foi vista como um estágio de declínio e decrepitude, enquanto a beleza, força e juventude foram valorizadas acima de tudo. Os atenienses, na época de Aristóteles, não gostavam de pessoas idosas e, muitas vezes, revoltavam-se contra eles.

O que define a velhice?

A velhice é considerada a terceira idade da vida humana e se caracteriza pela queda de força e degeneração do organismo, ou seja, ao longo da vida têm-se várias fases e é com elas que você cresce e amadurece.

Qual era o direito dos idosos antigamente?

Em linhas gerais, ele estabelece a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à ...

Por que a mudança de visão em torno da figura do idoso?

Importante falar que essa mudança de visão em torno da figura do idoso se concretiza principalmente com as mudanças trazidas a partir da Revolução Industrial. Assim, a prioridade na produção criou uma cultura onde a agilidade e rapidez são exaltadas em detrimento à experiência adquirida ao longo da vida.

Qual foi o dia do idoso?

Em 1999, outro importante acontecimento foi o Ano Internacional do Idoso e acabou por instituir mundialmente o dia 1º de outubro como o Dia do Idoso. Essa foi uma ação promovida para uma conscientização em relação ao tema, envolvendo atividades e debates que teve como título “Uma sociedade para todas as idades”.

Qual a questão dos idosos?

Atualmente, tem-se debatido muito em África e na Europa sobre a questão dos idosos que muitas vezes são descartados “por alguns” [1] como meros objetos sem utilidade para a sociedade ou para família.

Quais são os documentos desenvolvidos para o idoso?

Entre esses documentos desenvolvidos é válido destacar o Plano de Ação Internacional elaborado em 1982 e incrementado em 2002, os Princípios das Nações Unidas para o Idoso, formulado em 1991, e a Declaração de Toronto, elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2002.

Postagens relacionadas: