Como eram os hospitais antigamente?
Como eram os hospitais antigamente?
Antes do século XVIII, o hospital era essencialmente uma instituição de assistência aos pobres ou, melhor, de separação e exclusão. Nessa época, o hospital guardava a função de “morredouro”, um lugar onde morrer.
Qual a origem dos hospitais?
A Origem dos Hospitais. As origens do hospital contemporâneo estão ligadas às instituições religiosas de atenção social da Antiguidade. Os templos e outros estabelecimentos eram as instituições de cuidado que recebiam os enfermos e providenciavam atenções especiais.
Como surgiram os hospitais modernos?
Foram implementadas, então, providências mais eficazes no campo da higiene e da saúde pública. Neste contexto surgiram os hospitais modernos, estruturados com novas técnicas, aperfeiçoadas através de longos estudos e inquirições na área da Medicina.
Por que os hospitais foram construídos durante o período medieval?
Muitas ordens religiosas, durante o período medieval, também se dedicaram a este trabalho. A criação dos hospitais foi estimulada principalmente pelo aprimoramento do aprendizado da Medicina e pela evolução das obras sanitárias. Um exemplar dos hospitais construídos em terras islâmicas, durante a Idade Média, é o do Cairo, edificado em 1283.
Quando foi inaugurado o primeiro hospital do Brasil?
No Brasil, o primeiro foi o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Olinda, inaugurado em 1540 junto com a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Ele funcionou até 1630, quando o conjunto foi saqueado por holandeses e depois incendiado. Já o mais antigo em atividade é a Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, erguida no ano de 1543.