Qual é a relação que existe entre memória e história?

Índice

Qual é a relação que existe entre memória e história?

Qual é a relação que existe entre memória e história?

Enquanto a história se fundamenta sobre um saber universal aceitável, para a memória a presença do passado no presente é fundamental para a legitimação de certos saberes ou hierarquizações e para articular as narrativas do passado vivido à percepção do presente pretendido, como afirma Chartier (2007).

O que os registros de memória podem revelar?

Eles são maneiras de mostrar os acontecimentos, os comportamentos e as práticas sociais que não se pretendem esquecidas e, ao mesmo tempo, a possibilidade de estabelecer uma relação privilegiada com o passado, fazendo reviver o vivido e oferecendo a possibilidade de restaurar um esquecimento.

Qual a relação do tempo da memória e do uso das fontes históricas?

Resposta: Entre tempo, memória e história se constroem as narrativas do passado. ... A memória presume uma temporalidade que tem como síntese a história vivida.

Qual a importância da memória e da história?

A memória histórica é essencial para a manutenção das atividades de uma determinada sociedade no longo prazo porque fornece as bases para a sobrevivência da forma de vida da sociedade.

Quais são as categorias que evidenciam a separação entre a memória e a história?

A memória se enraiza no concreto, no espaço, no gesto, na imagem, no objeto. A história só se liga às continuidades tem- porais, às evoluções e às relações das coisas. A memória é um absoluto e a história só conhece o relativo.

O que são registros de memórias?

Um método de coleta de dados é ouvir comunidades e sujeitos históricos diferentes dos tipos encontrados na história oficial; possibilita registrar versões alternativas da história e da memória. ...

Qual é o ramo dos Estudos de história voltado para o registro da memória?

Historiografia, é o estudoda história, especialmente a escrita da história com base no exame crítico das fontes, a seleção de detalhes particulares dos materiais autênticos nessas fontes e a síntese desses detalhes em uma narrativa que resiste ao teste do exame crítico.

Por que o trabalho de um historiador se assemelha ao de um detetive?

O trabalho do historiador pode ser comparado ao trabalho dos detetives pois nos dois casos é necessário basear a explicação de algo em traços e evidências reais, não podendo nem o detetive e nem o historiador "inventar provas" que expliquem as suas teorias.

Postagens relacionadas: