Quantos tipos de gengiva temos?
Índice
- Quantos tipos de gengiva temos?
- Onde fica a gengiva?
- Onde fica a gengiva marginal?
- Quais são os 3 tipos de gengivas?
- Quais são os tipos de mucosa?
- São características da gengiva saudável?
- Qual é o tecido da gengiva?
- Como é formada a gengiva?
- Como descobrir se há problemas na gengiva?
- Quais são as principais causas das doenças na gengiva?
- Quais fatores contribuem para a infecção da gengiva?
Quantos tipos de gengiva temos?
Existem dois tipos de gengiva que são claramente reconhecíveis, e são conhecidos como gengiva marginal, que é móvel e gengiva fixa.
Onde fica a gengiva?
A gengiva é a porção da mucosa bucal que se localiza ao redor do colo dos dentes, estendendo-se apicalmente sobre o osso alveolar, terminando na junção mucogengival. Assim como a mucosa palatina, ela é queratinizada.
Onde fica a gengiva marginal?
A gengiva marginal, gengiva livre ou não-inserida, é a margem ou bordo da gengiva que circunda os dentes em forma de colarinho.
Quais são os 3 tipos de gengivas?
A gengiva pode ser dividida topograficamente em: a) gengiva marginal ou livre, b) gengiva aderida ou inserida.
Quais são os tipos de mucosa?
Exemplos de mucosas
- Mucosa bucal.
- Mucosa do esôfago.
- Mucosa gástrica.
- Mucosa intestinal.
- Mucosa nasal.
- Mucosa olfatória.
- Mucosa oral.
- Mucosa bronquial.
São características da gengiva saudável?
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
Qual é o tecido da gengiva?
tecido epitelial A gengiva é o tecido epitelial de tonalidade variando entre vermelho-claro e roxo na cavidade bucal que reveste o osso alveolar (suporte ósseo dos dentes), constituindo parte da mucosa bucal. É subdividido em partes marginal e inserida, dependendo da região. É formada por tecido fibroso coberto por mucosa.
Como é formada a gengiva?
A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar.
Como descobrir se há problemas na gengiva?
Uma das melhores maneiras de descobrir se há problemas na gengiva é prestar atenção ao seu aspecto. A aparência da mucosa nos dá muitas dicas sobre a sua saúde, guiando o dentista para um diagnóstico mais preciso e eficaz do problema e, consequentemente, para o tratamento adequado.
Quais são as principais causas das doenças na gengiva?
Quais são as principais causas das doenças na gengiva? As doenças na gengiva podem ser causadas pelo desenvolvimento de placa bacteriana, que é uma película pegajosa que aparece continuamente nos dentes e na linha da gengiva.
Quais fatores contribuem para a infecção da gengiva?
Além desse problema, outros fatores contribuem para a infecção na gengiva ou aumentam a probabilidade do seu desenvolvimento. Ao ranger os dentes, o indivíduo exerce uma força excessiva sobre os tecidos que suportam os dentes e acelera a taxa de destruição dos mesmos. Durante a gravidez, o corpo passa por alterações hormonais.