Como se chama atualmente a doença que antigamente era chamada de lepra?

Índice

Como se chama atualmente a doença que antigamente era chamada de lepra?

Como se chama atualmente a doença que antigamente era chamada de lepra?

A Lepra (Hanseníase) foi, durante muito tempo, considerada incurável além de muito mutiladora, o que forçava o isolamento dos doentes em leprosários (hospitais ou albergues) muito comuns na idade média. O “ tratamento” consistia na segregação.

Como era chamado o lugar que ficavam os leprosos?

Spinalonga, a ilha grega onde leprosos eram abandonados para esperar a morte. A primeira vez em que vi Spinalonga foi quatro anos atrás. Observei-a do alto de uma colina próxima à aldeia de Plaka, no norte da ilha de Creta.

Qual o nome que se dá para a lepra?

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Muitas pessoas conhecem a doença pelo nome de lepra e pode ser chamada ainda de doença de Hansen. Ela acomete principalmente a pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Porque chama hanseníase?

Foi o médico norueguês Gerhard Armauer Hansen, notável pesquisador sobre o tema, que identificou, em 1873, este bacilo como o causador da lepra, a qual teve seu nome trocado para hanseníase em homenagem ao seu descobridor (Foss, 1999 e Gomes, 2000).

Como a lepra chegou no Brasil?

No Brasil, os primeiros casos da doença foram notificados no ano de 1600, na cidade do Rio de Janeiro (Yamanouchi et al, 1993), onde, anos mais tarde, seria criado o primeiro lazareto, local destinado a abrigar os doentes de Lázaro, lazarentos ou leprosos (Brasil, 1989).

O que pode causar a lepra?

A lepra, também conhecida como hanseníase ou doença de Hansen, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae), que leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele e alteração dos nervos periféricos, o que diminui a sensibilidade da pessoa à dor, toque e calor, por exemplo.

Qual o papel da lepra na Antiguidade?

Na Antiguidade, um povo conferiu à lepra um papel especialmente relevante, ainda que sombrio, em sua cultura: os hebreus. No Antigo Testamento, os termos “lepra” e “leproso” aparecem nada menos do que 54 vezes, sobretudo no livro do Levítico.

Qual a origem do termo “leproso”?

O termo “leproso” dá lugar a “doente de hanseníase”. Não é difícil descobrir a motivação que levou a essa providência. “Lepra” é uma palavra estigmatizada.

Qual a origem da lepra?

De qualquer modo, pelo menos desde o século 6 a.C. há referências à lepra na Índia, na China e no Egito (onde foram achados esqueletos antigos com a marca da doença).

Qual é a vítima mais célebre da lepra?

Sua vítima mais célebre é o rei Balduíno III, de Jerusalém, morto em 1183 e interpretado por Edward Norton no filme de Ridley Scott. No século XIV, surpreendentemente, a doença recua na Europa. Não há uma explicação consensual para este recuo, mas sabe-se que neste período, a lepra quase desapareceu do continente.

Postagens relacionadas: