Como o transporte pode afetar a qualidade do leite?

Índice

Como o transporte pode afetar a qualidade do leite?

Como o transporte pode afetar a qualidade do leite?

O transporte do leite a granel, beneficia os produtores, com a redução dos custos com o frete, flexibilidade nos horários de ordenha e aumento de produtividade; as indústrias, com a redução dos custos com insumos e mão de obra para limpeza dos latões; e os consumidores, com a melhoria do produto (Ribeiro, 2000).

Pode consumir leite com mastite?

Diferentemente da clínica, o leite de vacas com mastite subclínica pode ser comercializado normalmente. No entanto, dependendo da prevalência da doença no rebanho, há a preocupação de descontos quando o leite é remunerado com base na CCS do tanque.

O que é mastite Subclinica?

A mastite subclínica é caracterizada por não apresentar alterações perceptíveis no leite e na vaca.

Quais os fatores que afetam a qualidade do leite?

A composição do leite varia de acordo com fatores como raça, idade, saúde da glândula mamária, estágio de lactação, manejo nutricional e estações do ano (Dobranić et al., 2008).

Como a qualidade da forragem influencia na qualidade do leite produzido?

Segundo Gomide (1990) quando a forragem verde é a única ou a principal fonte de alimento, deve apresentar elevado valor nutritivo, propiciando ao animal consumir quantidades de energia e de proteína que possibilitem bom desempenho em ganho de peso ou produção de leite.

Qual o pH do leite com mastite?

6 e 6 O pH do leite fresco apresenta reação ligeiramente ácida, variando entre 6,6 e 6,8, com média de 6,7 a 20oC ou 6,6 a 25oC. Leite de glândulas mamárias com inflamação (mastite) fica alcalino e pode chegar a 7,3 - 7,5.

Qual o efeito da mastite sobre a concentração total de gordura do leite?

Existe variação quanto ao efeito da mastite sobre a concentração total de gordura do leite.

Qual a composição do leite de vacas com mastite subclínica?

Verdi et al. (1987) avaliaram a composição do leite do tanque de diferentes fazendas leiteiras durante o período de dois anos e, desconsiderando as variações sazonais, a porcentagem de caseína/proteína total foi menor para o leite de vacas com mastite subclínica em comparação com leite normal.

Como ocorrem as mudanças na composição do leite?

Estas mudanças na composição do leite ocorrem devido à redução na secreção de componentes do leite que são sintetizados na glândula mamária, como a proteína, gordura e lactose. Adicionalmente, durante a mastite ocorre aumento da permeabilidade vascular resultando em aumento do influxo de componentes do sangue para dentro do leite.

Por que estas alterações ocorrem durante a mastite?

Estas alterações são causadas, principalmente, devido ao influxo aumentado de substâncias do sangue para dentro do leite, passando através das membranas. Como a β -lactoglobulina e α-lactoalbumina são sintetizadas na glândula mamária, a concentração destas proteínas encontra-se reduzida durante a mastite (Rogers et al., 1989).

Postagens relacionadas: