Qual o direito educacional adquirido pelos surdos?
Índice
- Qual o direito educacional adquirido pelos surdos?
- O que é essencial ao professor saber para promover a inclusão do indivíduo surdo?
- Qual é o título do artigo do professor que trata de uma ferramenta de Libras?
- O que diz a legislação educacional atual sobre a inclusão dos alunos surdos na educação regular?
- Quais são as leis e decretos que asseguram os direitos dos surdos?
- Quais as principais abordagens de ensino na educação de surdos?
- Quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo docente em relação à educação do aluno surdo?
- Quais os cursos onde a oferta de Libras é obrigatória?
- Quem faz o planejamento do usuário de língua de sinais?
- Qual a origem da Língua Brasileira de sinais?
- Por que a Língua Brasileira de sinais não se difere de qualquer outro idioma?
- Como se constitui a identidade brasileira?
- Qual é a identidade cultural do Brasil?
Qual o direito educacional adquirido pelos surdos?
De acordo com o Decreto 6.253 e Decreto 7.611, toda a pessoa surda tem direito à educação especializada, chamada também de AEE (Atendimento Educacional Especializado), em que o aluno terá o reforço da língua portuguesa, mais aulas de Libras e demais habilidades que o auxiliarão dentro do ambiente escolar.
O que é essencial ao professor saber para promover a inclusão do indivíduo surdo?
Outro profissional que a presença é essencial é o TILS, o mesmo irá auxiliar os alunos Surdos no conhecimento de conceitos sobre sua primeira língua, e também irá manter a comunicação entre professor-aluno Surdo-aluno ouvinte.
Qual é o título do artigo do professor que trata de uma ferramenta de Libras?
Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Líbras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
O que diz a legislação educacional atual sobre a inclusão dos alunos surdos na educação regular?
A lei garante aos educando com deficiência atendimento específicos que favoreçam suas peculiaridades e para aqueles que não se integrarem nas classes comuns há o direito de serviços especializados, como está enunciado no Parágrafo 1º do artigo 58, incluindo-se neste grupo a pessoa surda.
Quais são as leis e decretos que asseguram os direitos dos surdos?
A Lei de Libras 10436/02 e o Decreto n.º 5.626/05 são dois documentos fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas, especialmente na área da educação.
Quais as principais abordagens de ensino na educação de surdos?
O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. ... Esta forma de perceber e interagir dos surdos resulta numa cultura própria, que é essencialmente diferente da cultura ouvinte.
Quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo docente em relação à educação do aluno surdo?
Os docentes foram indagados sobre quais são os maiores desafios ao receberem um aluno surdo em sala de aula: A inclusão de um modo geral. Fazer com que ele se sinta acolhido (DOC1). Compreender as particularidades e ser empático para atender e preocupar- se de forma igualitária com suas necessidades.
Quais os cursos onde a oferta de Libras é obrigatória?
Romário destaca que o Decreto 5.626, de 2005, prevê a inserção da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia.
Quem faz o planejamento do usuário de língua de sinais?
O interprete de língua de sinais é um profissional presente em vários locais da sociedade devido à lei da acessibilidade. A escola é o ambiente onde mais vemos este profissional, mas infelizmente ele ainda não é reconhecido e pouco se sabe sobre ele e assim a confusão de papéis é frequente.
Qual a origem da Língua Brasileira de sinais?
Origem da Língua Brasileira de Sinais A Língua de Sinais Francesa, desenvolvida a partir do método desenvolvido pelo mencionado abade l'Épée, teve grande importância na consolidação da Língua Brasileira de Sinais. Isso porque a Libras foi criada com base no método criado pelos franceses no século XVIII.
Por que a Língua Brasileira de sinais não se difere de qualquer outro idioma?
Entretanto, tanto o Brasil quanto o mundo ainda estão longe de darem a atenção devida a essa pauta. Prova disso é o quão pouco a maior parte da população brasileira conhece sobre a Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como libras, sua importância histórica e sua complexidade como uma língua que não se difere de qualquer outro idioma oral.
Como se constitui a identidade brasileira?
Os esforços para se constituir a identidade brasileira, que também é chamada de brasilidade, estão ligados à necessidade de uma coesão social que acompanhe a existência de um Estado que administra todo o território nacional.
Qual é a identidade cultural do Brasil?
História do Brasil, Nova República, Plano Cruzado, Plano Verão, Plano Bresser, Constituição de 1988, inflação, redemocratização, Fernando Collor de Mello, democracia. Clique aqui para descobrir o que é identidade cultural, como ela é estabelecida e qual a importância dela para a preservação da cultura de um povo.