Como eram as obras de artes no período do Humanismo?

Índice

Como eram as obras de artes no período do Humanismo?

Como eram as obras de artes no período do Humanismo?

Humanismo na Arte Seguindo o objetivo de valorizar a figura humana, os artistas da época passaram a utilizar modelos de verdade, com suas belezas e perfeições, para a realização de suas obras. As esculturas e pinturas apresentavam mais detalhes nas expressões faciais e nas proporções humanas.

Como são as obras do Humanismo?

Dante Alighieri: A Divina Comédia; Vita Nova; Sobre a Língua Vulgar; Canzioneri; De Monarchia. Francesco Petrarca: Canzoniere; Trionfi; Meu Livro Secreto; De Vita Solitaria. Giovanni Bocaccio: Decameron; Amorosa visione; Comedia delle ninfe fiorentine; De Claris Mulieribus; Rime; Teseida delle nozze di Emilia.

Como eram as obras de artes nesse período?

Durante a Idade Média, os templos (igrejas, catedrais) e outros edifícios tinham planta de cruz latina ou em basílica. No estilo Românico os principais materiais utilizados para a construção de edifícios eram a pedra e o tijolo. ... No estilo Gótico os edifícios passaram a ser mais altos, mas menos extensos.

Quais são as características do Humanismo?

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.

Quais as influências do Humanismo?

O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade.

Quais as características do período humanista na literatura cite os principais autores e obras?

Principais autores e obras do Humanismo

  • Francesco Petrarca (1304-1374) ...
  • Dante Alighieri (1265-1321) ...
  • Giovanni Bocaccio (1313-1375) ...
  • Erasmo de Roterdã (1466-1536) ...
  • Michel de Montaigne (1533-1592) ...
  • Fernão Lopes (1390-1460) ...
  • Gil Vicente (1465-1536) ...
  • Trecho da obra “Triunfo da Morte” de Francesco Petrarca.

O que é humanismo de exemplo de autor e obra?

Humanista neerlandês, Erasmo de Roterdã é autor de diversas obras de caráter humanista. Sua obra mais importante é “O Elogio da Loucura”, publicada em 1509, na qual defende a liberdade do pensamento humano. Além dela, merecem destaque: Os Pais Cristãos, Colóquios Familiares e Preparação para a Morte.

Quais foram os principais autores do humanismo?

Principais autores

  • Francesco Petrarca.
  • Dante Alighieri.
  • Giovanni Bocaccio.
  • Erasmo Roterdã
  • Fernão Lopes.
  • Michel Montaigne.
  • Gil Vicente.

Quando nasceu o humanismo?

O Humanismo surgiu em pleno Renascimento, na cidade de Florença, na Itália, exatamente no final do século XIV. Petrarca, um de seus principais expoentes literários, foi pioneiro no esforço de converter o ser humano no eixo central de todos os acontecimentos e o transformou em protagonista de todas as modificações sociais; surge assim o ...

Quem são os principais autores do humanismo português?

Dentre os principais autores do humanismo português estão: Gil Vicente, Fernão Lopes e Garcia de Resende. Gil Vicente (1465-1536) foi considerado o “pai do teatro português” e sua obra aborda temas religiosos e humanos.

Qual o movimento literário do humanismo?

O Humanismo é um movimento literário de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo que marcou o fim da Idade Média e início da Idade Moderna na Europa. Com foco na valorização do homem, ele se destacou com as produções em prosa (crônicas históricas e o teatro) e poética (poesia palaciana) durantes os séculos XV e XVI.

Por que o humanismo foi representado?

No campo das artes plásticas e da medicina, o humanismo esteve representado por obras e estudos que realizavam um exame detalhado da anatomia e do funcionamento do nosso corpo. Na literatura, as paixões e dilemas foram elementos centrais que apontavam para os sentimentos que interpretavam a natureza do homem.

Postagens relacionadas: