Como escolher um inversor de frequência?

Índice

Como escolher um inversor de frequência?

Como escolher um inversor de frequência?

Para calcular a potência de um inversor de frequência, é preciso olhar a ficha técnica de potência máxima de saída e observar a faixa de consumo energético dos motores a ele ligados. Lembrando que a potência do inversor recomendada pelo fabricante é sempre 25% maior que a potência do motor a ser aplicada.

Qual é o princípio de funcionamento de um inversor de frequência?

Seu principio de funcionamento é baseado no campo magnético girante, que surge quando um sistema de alimentação de corrente alternada é aplicada em polos defasados entre si 120º. Desta forma surge o campo magnético, através deste defasamento.

Como dimensionar o inversor de frequência?

Dimensionar corretamente o inversor de frequência evita uma série de problemas. Um inversor mal dimensionado pode não atender à aplicação, gerando transtornos e custos desnecessários. Em alguns casos o inversor pode funcionar por um período de tempo e, em seguida, sofrer danos permanentes e deixar de funcionar.

Quais são as aplicações para inversores de frequência?

As aplicações para inversores de frequência são diversas. No ramo industrial esses dispositivos são utilizados em diversos tipos de maquinários, como esteiras transportadoras, rotuladoras, entre outras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.

Qual o inversor de frequência do motor?

Isso deve ser parametrizado na rampa de aceleração e na compensação de torque. O correto é dimensionar o motor para a carga. Se o valor de corrente está ultrapassando o limite permitido pelo fabricante do motor, o inversor irá desarmar, protegendo o motor. De modo geral existem dois tipos de inversores de frequência: escalares ou vetoriais.

Como funciona o inversor?

Em alguns casos o inversor pode funcionar por um período de tempo e, em seguida, sofrer danos permanentes e deixar de funcionar. Já um inversor bem dimensionado irá garantir o funcionamento correto do seu equipamento. Além disso, o inversor irá proporcionar economia de energia e uma série de outras vantagens.

Postagens relacionadas: