Quantas são as abordagens da psicologia?

Índice

Quantas são as abordagens da psicologia?

Quantas são as abordagens da psicologia?

As abordagens psicológicas são muito diversas. E muitas delas não “se bicam”. As mais famosas são: a TCC, Terapia Comportamental, Psicologia Cognitiva, Psicanálise, Transpessoal, Sócio-histórica, Centrada na Pessoa e por aí vai.

Qual abordagem da psicologia e mais científica?

A Análise do Comportamento, a parte mais científica, acredita que todo comportamento tem uma função, ou seja, existe por algum motivo. Para explicá-lo, ela se baseia em conceitos como: antecedente (representa o ambiente ou aquilo que acontece antes de alguém se comportar); comportamento (que é o próprio ato em si);

Quais são as abordagens da psicologia social?

17-20) enuncia: dialético, fenomenológico, estrutural e funcionalista. Lembramos que, para o autor, as ciências sociais e humanas são colocadas juntas na diferenciação das ciências naturais. Álvaro e Garrido (2006) localizam a Psicologia Social nesse contexto mais amplo da diferenciação das ciências sociais.

Quais são os exemplos de abordagens psicológicas?

Alguns dos exemplos mais famosos de abordagens psicológicas são: behaviorismo (comportamentalismo), psicanálise (abordagem psicodinâmica), gestaltismo, humanismo e cognitivismo. Assim, para novatos ou mesmo pessoas mais experimentes, escolher um dentre tantos enfoques da Psicologia parece ser uma tarefa praticamente impossível.

Como Escolher um bom psicólogo?

Embora não seja um critério suficiente e nem necessariamente condição para a escolha, uma das formas mais eficazes para selecionar um bom psicólogo é a indicação feita por alguém de sua confiança… seja o médico, um ex-paciente daquele profissional ou um familiar seu.

Quem é o psicólogo?

A terapia conduzida pelo psicólogo é baseada na palavra, na consciência e na modificação do comportamento. São exclusivas do psicólogo a avaliação neuropsicológica e a aplicação de testes psicométricos. O psiquiatra fez graduação em medicina e residência em psiquiatria.

Como o psicólogo clínico ajuda o paciente?

O psicólogo clínico ajuda o paciente (ou cliente ou analisando) a ampliar sua consciência acerca de si mesmo bem como propõe mudanças no modo como o paciente se comporta diante de determinadas situações.

Postagens relacionadas: