Quais as abordagens da psicologia?

Índice

Quais as abordagens da psicologia?

Quais as abordagens da psicologia?

Existem várias vertentes de trabalho na psicologia e, durante a graduação, os estudantes têm contato com as principais abordagens de forma resumida, como a psicanálise, a Gestalt-terapia, cognitivo comportamental, o humanismo e outras que variam de faculdade para faculdade.

Como saber a abordagem do psicólogo é melhor pra mim?

De acordo com o Psicólogo Lucas Baviera, uma pesquisa apresentou que a eficiência da abordagem depende principalmente do psicólogo. Ou seja, depende mais de como o psicólogo maneja com familiaridade a sua abordagem do que o tipo de problema ou a personalidade do paciente para a sua eficiência.

Como escolher uma abordagem para terapia?

As terapias não são receitas de bolo. Mas diferentes tipos de personalidade podem se dar melhor com um tipo ou outro tipo de tratamento

  1. Psicanálise. O que é – A terapia criada por Freud segue forte. ...
  2. Jungiana. ...
  3. Lacaniana. ...
  4. Cognitivo-Construtivista. ...
  5. Analítico-Comportamental. ...
  6. Cognitivo-Comportamental. ...
  7. Gestalt-terapia. ...
  8. Psicodrama.

O que são abordagens terapêuticas?

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

Quais são as três principais correntes da psicologia?

Na postagem de hoje, você aprenderá as cinco principais correntes que os psicólogos seguem para orientar o seu trabalho na psicoterapia.

  • Psicanálise. ...
  • Cognitivo-Comportamental. ...
  • Behaviorista. ...
  • Psicologia Analítica de Jung. ...
  • Conclusão.

Quais são os exemplos de abordagens psicológicas?

Alguns dos exemplos mais famosos de abordagens psicológicas são: behaviorismo (comportamentalismo), psicanálise (abordagem psicodinâmica), gestaltismo, humanismo e cognitivismo. Assim, para novatos ou mesmo pessoas mais experimentes, escolher um dentre tantos enfoques da Psicologia parece ser uma tarefa praticamente impossível.

Como Escolher um bom psicólogo?

Embora não seja um critério suficiente e nem necessariamente condição para a escolha, uma das formas mais eficazes para selecionar um bom psicólogo é a indicação feita por alguém de sua confiança… seja o médico, um ex-paciente daquele profissional ou um familiar seu.

Quem é o psicólogo?

A terapia conduzida pelo psicólogo é baseada na palavra, na consciência e na modificação do comportamento. São exclusivas do psicólogo a avaliação neuropsicológica e a aplicação de testes psicométricos. O psiquiatra fez graduação em medicina e residência em psiquiatria.

Como o psicólogo clínico ajuda o paciente?

O psicólogo clínico ajuda o paciente (ou cliente ou analisando) a ampliar sua consciência acerca de si mesmo bem como propõe mudanças no modo como o paciente se comporta diante de determinadas situações.

Postagens relacionadas: