Como escolher o tipo de extintor?

Índice

Como escolher o tipo de extintor?

Como escolher o tipo de extintor?

Cada um dos modelos deve ser respeitado. Se tratando de fogo, um simples detalhe pode melhorar ou piorar a situação! Os extintores que possuem a carga de água, por exemplo, são os mais indicados para incêndios Classe A, ocorridos em madeira e papel.

Qual é o extintor para combustível?

Para fogo em madeira, tecido e papelão use extintor com água. Para líquidos inflamáveis, como álcool e gasolina, pó químico. No caso de materiais elétricos, extintor de pó químico ou gás carbônico, nunca use água.

Como definir extintor?

De acordo com a NBR 12693 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio, um extintor é um aparelho manual utilizado com a finalidade de combater princípios e focos de fogo que contém um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios.

Quais os tipos de extintor de incêndio?

8 tipos de extintores de incêndio e suas aplicações

  1. Extintor com carga de água. Nesses extintores a base do conteúdo do equipamento é água potável pressurizada. ...
  2. Extintor com carga de espuma mecânica. ...
  3. Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2) ...
  4. Extintor com carga de pó químico BC.

Qual o extintor para equipamentos elétricos?

- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade.

Quantos extintores são necessários por metro quadrado?

QUANTIDADE DE EXTINTORES
ÁREA COBERTA P/ UNIDADE DE EXTINTORESRISCO DE FOGODISTÂNCIA MÁXIMA A SER PERCORRIDA
500 Pequeno20 metros
250 Médio10 metros
150 Grande10 metros

Quais são os extintores para incêndios elétricos?

Os extintores que possuem a carga de água, por exemplo, são os mais indicados para incêndios Classe A, ocorridos em madeira e papel. No entanto, se fosse utilizado em equipamentos elétricos, seria um problemão pois a água é condutora de eletricidade. Dessa forma, aumentariam os riscos de choques elétricos e afins.

Qual o modelo mais revolucionário do extintor de incêndio?

Isso porque o material é extremamente volátil, no entanto, o modelo não é dos mais utilizados nos ambientes de trabalho. Este é o modelo mais revolucionário dos extintores de incêndio pois, além de possibilitar apagar o fogo em áreas ocupadas, permite também que seja utilizado onde há equipamentos eletrônicos.

Qual é o máximo de carga para um extintor?

Como o extintor é um cilindro, que pode ter de 1 a 12 kg, esse é o máximo de carga que suporta dentro dele. Ou seja, quando utilizada a carga pode chegar ao final, não sendo suficiente para controlar um prédio inteiro em chamas, por exemplo. Este extintor que conhecemos hoje foi inventado em 1816, pelo militar britânico George William Manby.

Como utilizar extintores de fogos elétricos sob tensão?

Para a extinção de fogos em equipamentos elétricos sob tensão devem ser utilizados extintores de dióxido de carbono (não devem ser utilizados, se o difusor for metálico), pó químico ou à base de água que tenham cumprido o ensaio dielétrico definido na norma europeia EN 3-7.

Postagens relacionadas: