Como a memória e a história se relacionam *?

Índice

Como a memória e a história se relacionam *?

Como a memória e a história se relacionam *?

Podemos estabelecer que a relação entre história e memória está no fato de que a história é construída por um conjunto de memórias coletadas de maneira metodológica e crítica. Ou seja, o conjunto de memórias, isto é, os relatos, são como os tijolos e o concreto que alicerçam a história.

Qual é a relação que podemos estabelecer entre o tempo e a memória?

Isso quer dizer que, como a memória se prende a um espaço-tempo, a um passado que não existe mais, suas narrativas se constroem a partir da percepção que se tem dessa memória no presente e sobrevive porque são intensos os trabalhos de construção e reconstrução das lembranças e das recordações passadas.

O que é a memória histórica?

O que é memória? A memória é uma reconstrução do passado sem o trabalho crítico do historiador e é feita para atender interesses específicos.

Qual é a diferença entre história e memória?

memória é a perspectiva de uma só pessoa, de sua visão sobre um acontecimento específico, nem sempre é verdadeira. Já a história é o conjunto de registros, ou seja, o que aparece de comum ente as memórias de mais de uma pessoa somada a um estudo.

O que diz Nora Pierre na relação entre história e memória?

De acordo com Nora, memória e História, longe de serem si- nônimos, se opõem. A memória é a vida, ao passo que a História é a construção sempre problemática e incompleta do que não existe mais. “A memória é um absoluto e a história só conhece o relativo” (1993-09).

Qual a relação entre história é passado?

Essa relação - passado e presente - constitui a essência da história. São as inquietações do presente que nos levam a reinterpretar o passado. A história é, portanto, uma ciência do presente. A história não só está viva como é a própria vida.

Que relação podemos estabelecer entre o espelho retrovisor e a memória?

Podemos relacionar o espelho retrovisor e a memória como duas coisas que nos permitem olhar para aquilo que já passou, que ficou para trás, e usar esta imagem para continuar a seguir em frente. Deste modo, tanto o espelho retrovisor quanto o estudo da História podem nos ajudar a viver agora.

Qual a relação que podemos estabelecer entre a memória e a formação da identidade de uma pessoa?

A memória vem sendo considerada como algo importante no que se refere à construção de identidades, pois a partir dela, podemos reconhecer os Page 4 acontecimentos passados e ainda conservar as informações que nos são importantes preservar, tanto na memória individual quanto na coletiva (KRAISCH, 2007).

O que é patrimônio histórico o que é memória?

Patrimônio imaterial: são as coisas faladas, passadas de geração por geração, costumes, cultura, etc. Já a memória é de suma importância para sempre relembrarmos de tudo que aconteceu no passado, lutas, conquistas, derrotas, etc.

Qual a importância de preservar a memória histórica?

Conforme mencionado na pesquisa, de acordo com Le Goff (2003), a memória por conservar certas informações, contribui para que o passado não seja completamente esquecido. O passado é capaz de trazer identidade e sentido, é como olhar a Praça da Sé, e não compreender sua importância para nossa cidade.

Por que a memória é uma reconstrução do passado?

Isso acontece porque a memória não faz uma análise crítica das fontes ou a utilização de metodologias científicas, tampouco coloca o trabalho final em apreciação científica, como os historiadores fazem. A memória é uma reconstrução do passado que é feita, frequentemente, de acordo com interesses políticos, econômicos ou ideológicos do presente.

Como é realizado o esquecimento de memória?

Dentro disso, algo comum realizado com a memória é o esquecimento de determinados acontecimentos históricos, uma vez que o que não for interessante na glorificação ou demonização desses é simplesmente esquecido.

Quais elementos constituem a memória?

E os elementos que constituem a memória, tanto individual quanto coletiva, são inicialmente aqueles episódios ocorridos pessoalmente e aqueles vividos pelo o grupo no qual a pessoa se relaciona (POLLAK, 1992). Segundo Pollak (1992), a memória pode ser classificada como seletiva, pois nem tudo de fato fica registrado.

Qual a importância da memória na construção de identidades?

A memória vem sendo considerada como algo importante no que se refere à construção de identidades, pois a partir dela, podemos reconhecer os acontecimentos passados e ainda conservar as informações que nos são importantes preservar, tanto na memória individual quanto na coletiva (KRAISCH, 2007).

Postagens relacionadas: