O que a meningite causa no sistema nervoso?
Índice
- O que a meningite causa no sistema nervoso?
- Quando a meningite atinge o cérebro o que acontece?
- O que pode afetar o sistema nervoso?
- É uma doença viral que ataca o sistema nervoso?
- Quais as sequelas que a meningite pode deixar?
- Como é tratado a meningite?
- Como fica uma pessoa com meningite?
- Quais doenças infecciosas do sistema nervoso e o que podem causar?
- Quais são os sintomas da meningite?
- Será que a meningite vai passar pra frente?
- Como se proteger da meningite?
- Por que as bactérias atingem a meningite?
O que a meningite causa no sistema nervoso?
É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.
Quando a meningite atinge o cérebro o que acontece?
A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.
O que pode afetar o sistema nervoso?
hipertensão; dependência a substâncias depressoras do Sistema Nervoso (tabaco, álcool e canábis, por exemplo); burnout; diversas doenças causadas pela queda da imunidade, como alergias e infecções.
É uma doença viral que ataca o sistema nervoso?
Vírus que infectam o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) incluem o herpesvírus (consulte também infecções pelo vírus do herpes simples), arbovírus, coxsackievírus, ecovírus e enterovírus.
Quais as sequelas que a meningite pode deixar?
A meningite pode causar vários tipos de sequelas, que atingem, tanto a capacidade física, quanto intelectual e psicológica, sendo comum surgir falta de equilíbrio, perdas de memória e problemas de visão.
Como é tratado a meningite?
Tratamento de Meningite Geralmente, os únicos meios de terapia indicados pelo médico são repouso, ingestão de muita água e o uso de medicamentos para aliviar as dores. Em casos específicos, o médico pode receitar também um antiviral.
Como fica uma pessoa com meningite?
Tal como acontece com a meningite causada por outras infecções, as pessoas que desenvolvem este tipo de meningite podem apresentar dores de cabeça, rigidez no pescoço, náuseas, vomitos, fotofobia (sensibilidade à luz) e/ou estado mental alterado (confusão).
Quais doenças infecciosas do sistema nervoso e o que podem causar?
As infecções do sistema nervoso central são extremamente sérias. A meningite afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A encefalite afeta o próprio cérebro. As infecções do sistema nervoso central causadas por vírus podem causar meningite e encefalite.
Quais são os sintomas da meningite?
Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como: Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.
Será que a meningite vai passar pra frente?
Contatos casuais ou breves dificilmente vão passar a meningite pra frente. Agora, ambientes fechados e cheios de gente contribuem para a transmissão e potenciais surtos. O tratamento depende do tipo de micro-organismo que gerou a meningite e, principalmente, do estado do paciente. Mas é certo que um atendimento rápido ajuda bastante.
Como se proteger da meningite?
Como dissemos, também é bom se proteger dos outros agentes infecciosos. E ficar de olho em locais com surtos de meningite. Principalmente nesses lugares, evite ambientes fechados, com grande número de pessoas. Como a doença evolui rapidamente, os médicos se baseiam nos sintomas para iniciar o tratamento.
Por que as bactérias atingem a meningite?
Na meningite bacteriana, as bactérias atingem as meninges por uma de duas principais vias: ou pela corrente sanguínea ou por contacto direto com o líquido cefalorraquidiano. Na maior parte dos casos, a meningite é o resultado da proliferação na corrente sanguínea de microorganismos presentes nas mucosas, como a cavidade nasal.