Qual o papel da mulher na época do Trovadorismo?

Índice

Qual o papel da mulher na época do Trovadorismo?

Qual o papel da mulher na época do Trovadorismo?

O que observamos no Trovadorismo é a idolatria ao feminino, onde o homem atuava como poeta e escrevia versos lisonjeando a mulher em questão. Nessa literatura, a mulher era vista como um ser quase intocável e repleto de pureza, enquanto o poeta assumia-se inferior a ela.

Qual era a visão da sociedade na época do Trovadorismo?

O Trovadorismo surgiu em meio à sociedade feudal da época, que submetia todos a uma relação de suserania e vassalagem. Os suseranos eram os senhores feudais que de tinham a posse das terras. Em grande parte, eram membros da alta nobreza. Os vassalos eram os camponeses, explorados e com uma vida miserável.

Qual o sistema socioeconômico da época do Trovadorismo?

O feudalismo – sistema socioeconômico que se baseava na propriedade de terra e nas relações de suserania e vassalagem.

Por que os trovadores se referiam a mulher como senhora?

Por outro lado, a mulher traz parentesco com o divino: sua figura maternal, sensível, aproxima-se da imagem de Nossa Senhora. Essa imagem santa da mulher foi disseminada pela Igreja Católica e assimilada pelos códigos do amor cortês.

O que foi o Trovadorismo na Idade Média e quais são as suas características?

O Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu durante a Idade Média. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa.

Como a mulher era tratada nas cantigas trovadorescas?

Já nas cantigas de amor a mulher é retratada diferentemente: casada, pertencente à nobreza, portanto, inacessível ao trovador, modelo de beleza e virtude e comparada à figura de Maria. ... Originário da Provença, o amor cortês foi definidor do tipo de mulher a ser cantada nas cantigas de amor.

Quem eram os trovadores e quais eram as suas funções para com a sociedade daquela época?

Os trovadores recitavam as cantigas com o acompanhamento de instrumentos musicais. O trovadorismo desenvolveu-se durante o período medieval, principalmente a partir do século XII.

Quais as principais características sociais e econômicas que influenciaram o Trovadorismo?

Além da larga atuação em questões políticas e econômicas, o clero também constituía uma força motriz diante das produções culturais, artísticas e literárias. ... Já em relação ao suporte político-econômico da época, o Feudalismo estabelecia um formato diferente para o controle de poder.

Como a mulher era descrita nessas cantigas de amor?

Nas cantigas de amor, oriun- das da poesia provençal, a mulher era idealizada, colocada numa posição de dama inatingível. ... Em virtude do cumprimento da relação de vassalagem amorosa, ocasionada pelo Amor Cortês desenvolvido naquela época, evitava-se, ao máximo, a menção a características físicas da mulher.

Por que trovadores?

A origem do nome “trovador” Já o nome “trovador” tem sua origem nas “trovas”, que nada mais são do que composições poéticas caracterizadas pelas rimas. Assim, as trovas são 4 versos em redondilha maior (7 sílabas), contendo apenas 1 estrofe. Desse modo, as pessoas que compunham essas trovas eram chamadas de trovadores.

Postagens relacionadas: