Quais são as consequências que a mudança de bases nitrogenadas na sequência de DNA podem causar para o funcionamento das células?
Índice
- Quais são as consequências que a mudança de bases nitrogenadas na sequência de DNA podem causar para o funcionamento das células?
- Qual a relação entre as mutações no DNA e as proteínas?
- Quando uma mutação ocorre com a alteração na sequência de núcleo?
- O que ocorre quando há alteração na sequência de aminoácidos?
- Como as mutações podem causar problemas genéticos?
- O que aconteceria se no processo de replicação fosse adicionada uma base errada ao DNA?
- Quais os principais tipos de mutações que podem alterar o DNA?
- Como uma mutação pode ser vantajosa?
- Quando há a substituição de uma purina por uma pirimidina ou Vice-versa como é denominada a mutação?
- Quais são as alterações de produção da hemoglobina?
- Qual a função da hemoglobina em um indivíduo?
- Por que a mutação é causada pelo gene?
- Qual a síntese da hemoglobina?
Quais são as consequências que a mudança de bases nitrogenadas na sequência de DNA podem causar para o funcionamento das células?
As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada. O DNA é constituído por íntrons - como regiões não codificantes - e éxons - regiões ditas “codificantes”-. Ou seja: trechos que contêm informação para a síntese de proteínas.
Qual a relação entre as mutações no DNA e as proteínas?
Uma mutação genética pode afetar a célula de várias maneiras, algumas interrompem a produção de proteínas, outras podem alterar a proteína em si, fazendo com que não funcione mais como deveria ou não funcione definitivamente.
Quando uma mutação ocorre com a alteração na sequência de núcleo?
Entendendo como ocorre a mutação Se, por algum motivo, houver alteração na sequência de bases nitrogenadas do DNA, também haverá alteração na sequência de aminoácidos que forma a proteína, e consequentemente nas propriedades da proteína.
O que ocorre quando há alteração na sequência de aminoácidos?
Agora, como a sequência de aminoácidos em uma proteína é determinada pela ação de um certo gene que conduz à síntese do pigmento. Essa alteração na sequência de bases na molécula de DNA constituinte do gene é que se chama de mutação gênica.
Como as mutações podem causar problemas genéticos?
As mutações, muitas vezes, são relacionadas a algo ruim, principalmente por estarem ligadas ao surgimento de alguns tipos de tumores e síndromes. Entretanto, as mutações podem criar novos alelos e novos genes, contribuindo para uma maior variabilidade genética.
O que aconteceria se no processo de replicação fosse adicionada uma base errada ao DNA?
Tanto os erros de incorporação de nucleotídeo quanto a modificação química de um nucleotídeo presente no DNA podem causar uma alteração permanente na instrução genética caso o nucleotídeo não seja substituído antes que a molécula se replique. Essas alterações permanentes na sequência de bases do DNA são as mutações.
Quais os principais tipos de mutações que podem alterar o DNA?
Podem ser erros que sucedem na replicação do DNA ou agentes mutagênicos químicos e físicos. A mutação germinativa, diferente da mutação somática, pode ser transmitida aos seus descendentes. Existem dois tipos principais de mutação quanto à sua extensão: mutações gênicas e mutações cromossômicas.
Como uma mutação pode ser vantajosa?
As mutações adaptativas e vantajosas são transmitidas aos descendentes. Elas podem ocorrer ao acaso, por fenômenos físicos, químicos ou biológicos. Mutações gênicas: às vezes, na autoduplicação do DNA, um gene sofre modificações, que se forem vantajosas, tendem a ser preservadas no processo de seleção natural.
Quando há a substituição de uma purina por uma pirimidina ou Vice-versa como é denominada a mutação?
A substituição de uma purina (adenina e guanina) por outra purina, ou de uma pirimidina (citosina e timina) por outra pirimidina é denominada transição. A substituição de uma purina por uma pirimidina, ou vice-versa é denominada de transversão.
Quais são as alterações de produção da hemoglobina?
As alterações estruturais são aquelas em que a hemoglobina produzida não funciona da forma adequada, o que leva a redução na vida útil dos glóbulos vermelhos e a outras complicações. As alterações de produção são aquelas que resultam em uma diminuição na taxa de produção da hemoglobina, o que leva a graus variados de anemia.
Qual a função da hemoglobina em um indivíduo?
Ela é o componente mais abundante destas células, responsável por sua tonalidade avermelhada. Qualquer redução da hemoglobina implica em uma perda da capacidade de transporte de oxigênio aos tecidos. Quando a quantidade de hemoglobina em um indivíduo cai abaixo dos valores que consideramos normais, temos o que chamamos de anemia.
Por que a mutação é causada pelo gene?
Diante disso, ele concluiu que essas modificações eram causadas por alguma mudança brusca e casual de um gene, e que a partir de então eram transmitidas a seus descendentes. Dessa forma, a mutação seria a responsável pelo surgimento de diversos alelos dos genes, desencadeando a variação genética nos organismos.
Qual a síntese da hemoglobina?
Síntese de hemoglobina Inicia-se a partir do eritroblasto basófilo e termina nos reticulócitos que são responsáveis por 35% da produção total de Hb Depende de suprimento de ferro, síntese de protoporfirinas e globina Produção e degradação diária de 8g Hb Síntese da globina Ocorre nos ribossomos.