Quais as características da microcefalia e como ela afeta o desenvolvimento dos bebês?

Índice

Quais as características da microcefalia e como ela afeta o desenvolvimento dos bebês?

Quais as características da microcefalia e como ela afeta o desenvolvimento dos bebês?

A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.

Como o Zika vírus afeta o cérebro do bebê?

A infecção pelo zika vírus durante a gravidez é uma causa de microcefalia. Durante a gravidez, a cabeça do bebê cresce porque o cérebro do bebê cresce. Pode ocorrer microcefalia porque o cérebro do bebê ainda não se desenvolveu adequadamente durante a gravidez ou parou de crescer após o nascimento.

O que acontece com uma criança que tem microcefalia?

A microcefalia pode ser acompanhada de epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala, além de problemas de visão e audição. Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal.

Qual é a origem da microcefalia?

Como citado anteriormente, a microcefalia pode ocorrer em decorrência de fatores genéticos ou externos. Os fatores externos desencadeantes dessa anormalidade são diversos, destacando-se a radiação, uso de drogas, consumo de álcool e doenças como rubéola, toxoplasmose, fenilcetonúria materna e desnutrição.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com microcefalia?

A microcefalia - doença até então pouco conhecida - tem diferentes níveis, assim como muitas origens para o problema. Alguns casos são tão leves que quase não causam complicações. Outros são tão severos que o tempo de vida varia de alguns meses até 10 anos, dependendo do acesso a cuidados médicos, entre outros fatores.

Em que fase da gestação ocorre a microcefalia?

Então, muitas vezes, depois da 30ª, 32ª semana é que objetivamente pode começar a ver indícios da microcefalia, quando a mulher, por exemplo, é infectada com dois meses, dois meses e meio de gestação o que seria aproximadamente 10 a 12 semanas.

Como o vírus da Zika causa microcefalia?

O que é a microcefalia e o histórico do zika no Brasil A microcefalia é resultado de alterações no processo de formação do sistema nervoso durante o desenvolvimento embrionário. Isso faz com que a cabeça e o cérebro do bebê sejam menores se comparados aos valores de referência para a idade.

Quando se descobre a microcefalia?

A microcefalia é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm (até este ano o Ministério da Saúde adotava 33 cm, mas a medida foi alterada de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde). Portanto, o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm.

Em que ano a microcefalia foi descoberta?

3 anos após descoberta de microcefalia gerada por zika, Brasil avança pouco. Na tarde de 17 de novembro de 2015, o Ministério da Saúde anunciava que, pela primeira vez, o vírus de zika havia sido confirmadamente relacionado aos casos de microcefalia que àquela altura assustavam o país --especialmente o Nordeste.

Como é uma pessoa com microcefalia?

A microcefalia é um raro distúrbio neurológico no qual o cérebro da criança não se desenvolve completamente. Com isso, o tamanho da cabeça é menor do que o esperado. A microcefalia pode estar presente no nascimento ou pode ser adquirida nos primeiros anos de vida.

Como a criança apresenta microcefalia?

A criança com microcefalia pode apresentar: 1 Déficit intelectual 2 Atraso nas funções motoras e de fala 3 Distorções faciais 4 Nanismo ou baixa estatura 5 Hiperatividade 6 Epilepsia 7 Dificuldades de coordenação e equilíbrio 8 Alterações neurológicas. More ...

Por que bebês com microcefalia moderada?

O fato de a microcefalia variar de moderada a grave faz com que os tipos de tratamento também variem. Bebês com microcefalia moderada muitas vezes não apresentam outros problemas além do tamanho menor da cabeça. Eles precisam fazer exames de rotina para monitorar seu crescimento e desenvolvimento.

Qual a origem da microcefalia?

Microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Essa malformação pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e infecciosas, além de bactérias, vírus e radiação.

Como Combater a microcefalia?

O problema é que ainda se sabe muito pouco sobre como combater essa epidemia. É a primeira vez que o zika e a microcefalia aparecem interrelacionados, portanto não existem referências na literatura - nem para o diagnóstico, nem para o tratamento. "É uma epidemia com consequências gravíssimas.

Postagens relacionadas: