Como escolher uma boa carne de sol?

Índice

Como escolher uma boa carne de sol?

Como escolher uma boa carne de sol?

Sem umidade, sem microorganismos para se desenvolverem. É aceitável pouco líquido avermelhado no produto (enzimas), mas sem exagero. Manuseie a carne, sinta-a firme e compacta. 5- Para evitar surpresas procure conhecer a idoneidade do fabricante.

Como comprar uma boa carne seca?

Como escolher Ao abrir a embalagem, a carne deve estar seca e sem líquidos aparentes, mas com uma oleosidade da própria carne. Quanto menos gordura na peça, mais fácil de limpar depois de cozida e maior o aproveitamento.

Qual é a melhor carne para fazer carne seca?

A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino.

Qual é a cor da carne de sol?

O sal também acentua o sabor e aroma da carne-de-sol. Entretanto, altas concentrações de sal promovem a oxidação de músculos, resultando em uma coloração cinza dos produtos salgados.

Qual a carne-seca mais magra?

O dianteiro do boi é uma carne relativamente magra que deve ser cozida por calor úmido. O acém rende ótimos ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carnes de panela, carnes recheadas ou preparadas com molho.

Por que a carne seca dura mais do que outras carnes?

Ela é sempre produzida a partir da carne do boi, que passa por um processo de desidratação, além de receber o acréscimo de sal em toda a sua superfície. Justamente por passar por esse processo de extrema desidratação, com um teor de umidade que fica em torno dos 45%, é que a carne seca dura mais do que as outras.

Qual a origem da carne seca?

A carne seca é um prato popular na região Nordeste do nosso país, porém, acredita-se que a sua origem venha lá dos povos do Antigo Egito. Ela é sempre produzida a partir da carne do boi, que passa por um processo de desidratação, além de receber o acréscimo de sal em toda a sua superfície.

Como cortar a carne seca sem sal?

Pré-preparo: corte a carne seca em pedaços de cerca de 7 cm. Este tamanho é ideal para dessalgar carne sem tirar por completo o sal. A partir deste corte, é possível desfiar do jeito tradicional ou cortar em cubinhos ou tirinhas. Se a carne for cortada em pedaços pequenos demais, a água extrai demais o sal e deixa a carne sem gosto.

Como avaliar a carne seca no açougue?

A carne seca é uma paixão do brasileiro. Muita gente adora esse tipo de carne. Mas nem todo mundo sabe avaliar no açougue e no mercado quando a carne é boa. Preste atenção nestas dicas.

Postagens relacionadas: