O que a Psicologia fala sobre a hipnose?

Índice

O que a Psicologia fala sobre a hipnose?

O que a Psicologia fala sobre a hipnose?

Ouça em voz altaPausar“O Conselho [de Psicologia] aceita a hipnose, desde que o psicólogo tenha feito alguma capacitação nessa área. ... Problemas como ansiedade, depressão, traumas, fobias, e até vícios, como o tabagismo, podem ser atenuados ou mesmo eliminados com o auxílio da hipnose, defendem os especialistas.

Qual é o posicionamento do CFP sobre a hipnose e por quê?

Ouça em voz altaPausarLembramos que é vedado à(ao) Psicóloga(o) a utilização da Hipnose como instrumento de mera demonstração fútil ou de caráter sensacionalista ou que crie situações constrangedoras às pessoas que estão se submetendo ao processo hipnótico (conforme Resolução CFP nº 013/2000, Art. 3º).

Quais são as práticas consideradas complementares e auxiliares na atuação do psicólogo que exigem comprovação e capacitação Segundo o Conselho Federal de Psicologia?

Ouça em voz altaPausarO Conselho Federal de Psicologia reconhece e considera a acupuntura e hipnose como recursos completares e auxiliares da Psicologia. ... Em relação à hipnose, por exemplo, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP SP recomenda que o profissional observe a Resolução CFP nº 013/00, que aprovou seu uso.

Qual é a relação entre hipnose e Psicologia?

Ouça em voz altaPausarA relação entre hipnose e psicologia clínica pode ser compreendida como um processo que se iniciou no entusiasmo e culminou no ostracismo. ... Os impactos desse processo para o reconhecimento da hipnose em termos clínicos e epistemológicos foram drásticos em diversos sentidos (Neubern, 2004).

Quem pratica hipnose é o quê?

Ouça em voz altaPausarA hipnose é uma prática livre. Sua aplicação na área de saúde é feita por hipnoterapeutas de diferentes categorias profissionais, desde médicos e psicólogos a odontólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas holísticos.

Qual é o parecer do CFP sobre o olhar do uso da hipnose?

Ouça em voz altaPausarAprova e regulamenta o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo.

Quais as formas o psicólogo do trânsito pode obter o título de especialista Segundo a Resolução nº 002 01 do Conselho Federal de psicologia?

Ouça em voz altaPausar4o - O título profissional de especialista poderá ser obtido também por meio da conclusão de curso de especialização, conforme o disposto nos incisos I e II do Art. 2o e inciso II do Art. 5o da Resolução CFP no 014/00.

O que é vedado ao psicólogo?

Ouça em voz altaPausar2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.

Qual a eficácia da hipnose?

Embora a hipnose já tenha sido controversa, a sua eficácia terapêutica é atestada por vários autores de diferentes épocas. Hoje, a maioria dos profissionais da saúde concorda que ela pode ser uma técnica poderosa e eficaz para tratamento da dor, da ansiedade e de distúrbios de humor, entre outras condições.

Como é definida a hipnose?

Segundo a American Psychological Association (APA), com pequenas considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose pode ser definida como um estado de consciência [induzido intencionalmente] que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.

Qual a origem da palavra hipnose?

A palavra “hipnose” vem do grego hipnos = “sono + latim osis = ação ou processo. Mas, embora o nome dê a entender, a hipnose não é uma espécie ou forma de sono. Ela só continua sendo chamada assim porque o termo foi difundido e utilizado em ambientes científicos e populares por muitos anos (saiba sobre a origem do termo clicando aqui ).

Postagens relacionadas: