Como escolher transistores?

Índice

Como escolher transistores?

Como escolher transistores?

Para escolher o transistor correto para a sua aplicação, é necessário levar alguns fatores em consideração, como a tensão de operação do sistema, a corrente máxima consumida pela carga, a lógica que será utilizada para acionamento, dentre outros.

Como escolher um transistor equivalente?

Para aplicações comuns de corrente contínua e áudio geral, a escolha não é crítica porque normalmente transistor equivalente deve ter as seguintes características: Ser do mesmo tipo, NPN, PNP, FET de canal N ou FET de canal P. – Ter a máxima corrente de coletor igual ou maior que o original.

Como polarizar um transistor bipolar?

Para polarizar o transistor BJT, pode-se usar o modelo do par de diodos, conforme mostrado abaixo. O da esquerda é o NPN e o da direita é o PNP. No modo de operação em corte, as junções base-coletor (BC) e base-emissor (BE) devem estar na polarização reversa.

Como funciona o transistor PNP?

O transistor PNP possui suas junções PN uma voltada contra a outra, com o cristal N (negativo) para as costas da outra junção, formando, então, o transistor de junção bipolar (TJB) PNP. Esse é acionado com carga negativa em relação ao emissor.

Quais as características da região de corte?

Região de Corte (cutoff): junção Base-Emissor é polarizada reversamente. Não há fluxo de corrente. (Breakdown): IC e VCE excedem as especificações. Dano ao transistor.

Como achar um transistor Mosfet equivalente?

Comecemos olhando o principal parâmetro de identificação de um MOSFET que é a tensão dreno-supridouro (VDSS – Drain-to-Source Voltage) que aparece logo na primeira linha da tabela e que nos informa qual é a maior tensão que o MOSFET pode suportar com o gate curto circuitado para o supridouro (VGS=0).

O que significa o termo polarizar um transistor?

Polarizar um transistor significa fazer com que as tensões e correntes nele estejam nos valores necessários para atuar em uma região desejada. -Transistores TBJ são componentes que possuem 3 terminais. -Ele controla a corrente que passa entre seus terminais C-E de acordo com a corrente que entra no terminal B.

Como se polariza um transistor?

Polarizar um transistor é calcular o ponto de funcionamento do mesmo. É calcular as tensões e correntes que serão aplicadas ao componente para que ele funcione adequadamente. Para polarizar um transistor, primeiro devemos saber para que ele será utilizado.

Quais são os modos de configuração dos transistores?

Temos três modos básicos de configuração envolvendo os transistores. A nomenclatura da configuração está relacionada com os terminais de entrada e saída, e o nome “Comum” está atrelado ao terminal que é comum tanto à entrada quanto à saída. Entre elas temos: emissor comum, base comum e coletor comum.

Qual a resistência de base do transistor?

Quando a chave estiver aberta, a corrente cai a zero, e a tensão acaba ficando entre os terminais coletor emissor do transistor com os 10 V. Uma regra de projeto citado em literaturas, é você utilizar a regra 10:1. Ao observar o circuito, você pode ver que a resistência de base é cerca de 10 vezes maior que a resistência do coletor.

Quais são as siglas do transistor?

Basicamente, o transistor possui três regiões dopadas, conhecidas também como coletor, base e emissor. Ao procurar por um componente, geralmente você vai ver que pode ter dispositivos do tipo npn ou pnp. Estas siglas estão atreladas ao componente e sua estrutura.

Qual a dimensão de um transistor de silício?

Esse processo resulta em uma barreira de potencial ou camada de depleção, que nos transistores de Silício possui um típico valor na faixa de 0,7 V, e 0,3 V para os de Germânio. Sabendo agora destas informações, você pode ter uma dimensão geral do que ocorre internamente em um circuito.

Postagens relacionadas: