Quando a memória individual se torna memória coletiva?

Índice

Quando a memória individual se torna memória coletiva?

Quando a memória individual se torna memória coletiva?

Quando há uma lembrança que foi vivida por uma pessoa – ou repassada para ela – e que diz respeito a uma comunidade, ou grupo, essa lembrança vai se tornando um patrimônio daquela comunidade. ... Assim, esse processo de esquecimento também faz parte da construção da memória coletiva de uma comunidade.

O que é uma memória individual?

Existe uma memória individual que é aquela guardada por um indivíduo e se refere as suas próprias vivências e experiências, mas que contém também aspectos da memória do grupo social onde ele se formou, isto é, onde esse indivíduo foi socializado.

O que é memória coletiva e memória individual e como são constituídas essas memórias?

As memórias individuais alimentam-se da memória coletiva e histórica e incluem elementos mais amplos do que a memória construída pelo indivíduo e seu grupo. Um dos elementos mais importantes, que afirmam o caráter social da memória, é a linguagem. As trocas entre os membros de um grupo se fazem por meio da mesma.

O que é memória coletiva para Halbwachs?

A memória coletiva é compreendida/defendida por Halbwachs como processo de reconstrução do passado vivido e experimentado por um determinado grupo social.

O que é memória coletiva Cite um exemplo?

Memória coletiva é a memória de um grupo de pessoas, tipicamente passadas de uma geração para a seguinte, ou ainda a memória compartilhada de um grupo, família, grupo religioso, étnico, classe social ou nação.

Como se desenvolve o estudo sobre a memória social?

Portanto, o estudo sobre a memória social se desenvolve em um campo amplo que atravessa diferentes áreas disciplinares, constituindo-se, desta forma, em um terreno de pesquisa de difícil delimitação conceitual, pois trabalha com conceitos complexos que, embora sejam conexos, possuem as suas especificidades.

Qual a diferença entre a memória individual e a memória coletiva?

Este artigo tem como propósito verificar algumas diferenças que podem ser estabelecidas entre a memória individual, aqui compreendida como um processo psicológico básico, e a memória coletiva, aqui compreendida como a memória social, ou, em outras palavras, como um processo de construção grupal.

Qual é a memória e a identidade?

Memória e identidade: apontamentos iniciais A memória pode ser entendida popularmente como a capacidade que o ser humano tem de conservar e relembrar experiências e informações relacionadas ao passado, sendo estas, parte de processos de interação de cada indivíduo com seu meio.

Qual a característica da memória?

Pollak (1992, p. 01-03) destaca como característica da memória, tanto individual como coletiva, o caráter mutante. Tais elementos mutáveis são, sobretudo, episódios vividos pessoalmente ou pelo o grupo no qual a pessoa se relaciona. A memória também pode sofrer flutuações, dependendo do momento em que ela está sendo abordada.

Postagens relacionadas: