Qual o correto Guarda-chuva?

Índice

Qual o correto Guarda-chuva?

Qual o correto Guarda-chuva?

A forma correta é guarda-chuvas. É uma palavra composta formada por um verbo (guarda) e um nome (chuva) e, de acordo com a regra, apenas o segundo elemento varia em número.

Qual é a nova regra do hífen?

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Quando as palavras são compostas e se unem para criar um novo significado há hífen?

Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.

Por que água de colónia tem hífen?

Exceções à regra: Algumas locuções são escritas com hífen, por serem já consagradas pelo uso: cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, arco-da-velha, água-de-colônia, ao deus-dará, à queima-roupa.

Por que o plural de guarda chuva e Guarda-chuvas?

A principal regra de formação do plural é pelo acréscimo da consoante -s à palavra no singular. ... - flexão apenas do segundo elemento que forma a palavra; - não flexão dos elementos, que se mantêm invariáveis. Guarda-chuva é uma palavra formada através de composição por justaposição: guarda + chuva.

Postagens relacionadas: