Quais as diferenças entre Platão e Aristóteles a respeito da mulher?
Índice
- Quais as diferenças entre Platão e Aristóteles a respeito da mulher?
- O que é ser mulher Judith Butler?
- O que é ser mulher Beauvoir?
- O que Platão era de Aristóteles?
- Quem é a mulher na história da filosofia?
- Qual a diferença entre mulher e filosofia?
- O que os filósofos pensam sobre as mulheres?
- Como os filósofos tematizam a mulher?
Quais as diferenças entre Platão e Aristóteles a respeito da mulher?
Diferentemente de Platão que se preocupa com a alma e que tece considerações sobre a inferioridade da alma das mulheres, Aristóteles fundamenta a diferença destas no corpo. A alma é a forma do corpo. O corpo das mulheres é mais fraco, consequentemente a alma também o é.
O que é ser mulher Judith Butler?
A primeira parte apresenta a crítica Butleriana à categoria de “mulher” como o sujeito do feminismo e da consequências para a representatividade dos movimentos feministas. A segunda parte trata das categorias de sexo e gênero, seus papéis na construção e naturalização de diferenciações binárias e de hierarquias.
O que é ser mulher Beauvoir?
Nas palavras de Simone de Beauvoir “Ser mulher não é um dado natural, mas o resultado de uma história. Não há um destino biológico ou psicológico que defina a mulher como tal.
O que Platão era de Aristóteles?
Relação entre Platão, Sócrates e Aristóteles Platão foi discípulo de Sócrates. As ideias socráticas marcaram a trajetória intelectual de Platão, que, por sua vez, foi mestre de Aristóteles.
Quem é a mulher na história da filosofia?
1.A presença da mulher na história da filosofia 2.O desprezo do corpo e a marginalidade da mulher na história da filosofia 3.A filosofia na perspectiva da corporeidade segundo Maurice Merleau-Ponty 4.Considerações finais 5.Referências A construção dos corpos: violência material e simbólica– ST 49.
Qual a diferença entre mulher e filosofia?
Apesar disso, mulher e filosofia continuam separadas, mesmo que de forma sútil. Podemos reparar essa separação na escassez feminina nos currículos dos cursos de filosofia e nos corredores acadêmicos. Até o presente momento, enfatizou-se a existência da presença de mulheres na história da filosofia.
O que os filósofos pensam sobre as mulheres?
No livro O que os filósofos pensam sobre as mulheres, organizado pela Maria Luísa Ribeiro Ferreira, encontram-se vários textos escritos por colaboradores que explicitam o modo como alguns filósofos ocidentais pensaram a mulher e o conceito que formaram sobre a natureza feminina.
Como os filósofos tematizam a mulher?
A forma como os filósofos, em geral, tematizam a mulher ao longo dos séculos, demonstra um claro desprezo ao ser feminino. Já Pitágoras, afirmava que “existe um princípio bom que gerou a ordem, a luz e o homem; há um princípio mau que gerou o caos, as trevas e a mulher”4.