O que significa a palavra hiperemia?

Índice

O que significa a palavra hiperemia?

O que significa a palavra hiperemia?

A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença, ficando acumulado no órgão.

Como se escreve hiperemia ou hiperemia?

Aumento da quantidade de sangue num órgão ou numa estrutura orgânica. Aumento do afluxo sanguíneo nas artérias e que pode ser de causa física, química ou farmacológica. Aumento de sangue nas veias, por estase.

Qual a diferença entre eritema e hiperemia?

Os tecidos hiperemiados apresentam uma coloração mais avermelhada (eritema) que o usual, devido ao ingurgitamento sanguíneo que ocorre na região. É muito comum em tecidos onde há inflamação em curso.

Quais as consequências da hiperemia?

Consequência da hiperemia ativa : aumento da vermelhidão na região afetada. Causa da dilatação arteriolar e arterial : mecanismos neurogênicos (rubor) simpáticos e liberação de substâncias vasoativas. Hiperemia ativa da pele : dissipar um excesso de calor (exercício físico - fisiológica e estado febril - patológica).

Qual a função da mucosa do estômago?

O muco gástrico é uma glicoproteína que serve a dois propósitos: a lubrificação das massas alimentares para facilitar o movimento dentro do estômago e a formação de uma camada protetora sobre o epitélio de revestimento da cavidade do estômago.

¿Qué son las causas de la hiperemia?

Causas de hiperemia La hiperemia es causada por procesos vasculares que hacen que la sangre quede «represada» en un área determinada. En este sentido puede presentarse vasodilatación arterial la cual es responsable de un aporte sanguíneo mayor al normal hacia el área hiperémica. En estos casos se habla de hiperemia activa.

¿Qué es la hiperemia reactiva?

Hiperemia reactiva Es el tipo de hiperemia más frecuente en los pacientes con patología arterial. La hiperemia reactiva se presenta cuando posterior a un período más o menos prolongado de isquemia (aporte insuficiente de sangre a una extremidad u órgano) se restablece el flujo sanguíneo normal.

¿Qué es la hiperemia pasiva?

Se genera por un drenaje sanguíneo deficiente en un órgano o tejido. Se subdivide en hiperemia pasiva general, cuando el trastorno involucra a todos los órganos y es producto de una insuficiencia cardíaca, y en hiperemia pasiva local, cuando el déficit en el drenaje se localiza en una afluente de las venas cavas .

Postagens relacionadas: