Como a molécula de ozônio é destruída pelos CFCs?

Índice

Como a molécula de ozônio é destruída pelos CFCs?

Como a molécula de ozônio é destruída pelos CFCs?

Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. ... Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio. O resultado é a formação de uma molécula de oxigênio e de uma molécula de monóxido de cloro.

O que é CFC é a camada de ozônio?

Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. ... Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O3) poderia ser destruído pelos CFCs.

O que é camada de ozônio e como ela é formada?

Na estratosfera, o ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).

Como a molécula de ozônio é destruída?

A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.

Qual átomo da molécula de CFC reage com a molécula de ozônio Desestabili zando a a oxigênio B O3 C cloro D flúor?

Qual átomo da molécula de CFC reage. com a molécula de ozônio desestabili- zando-a? al Oxigênio.

Qual é o significado de CFC?

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público. ... Em 2010 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 12.249 /2010, que institui a obrigatoriedade do Exame de Suficiência na área contábil.

O que significa a sigla CFC?

A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano.

Como ocorre a formação do buraco na camada de ozônio?

Os buracos na camada de ozônio são regiões da estratosfera onde a concentração do gás ozônio cai abaixo de 50%. A principal causa do surgimento de buracos na camada de ozônio é a liberação de gases CFC (clorofluorcarbonos) na atmosfera.

Qual é a principal causa da destruição da camada de ozônio?

A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.

Por que o ozônio pode ser destruído pelos CFCs?

No entanto, os químicos Mário J. Molina (mexicano) e F. Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O 3) poderia ser destruído pelos CFCs. A reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera:

Como ocorre a destruição da camada de ozônio?

A destruição da camada de ozônio se dá através do acúmulo dos compostos citados acima nas camadas superiores. Uma vez lá esses compostos são decompostos pela radiação UV e assim liberam cloro e bromo que reagem com facilidade com o ozônio.

Como ocorre a degradação do ozônio?

A reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera: Em seguida, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir:

Qual o revestimento de ozônio?

O revestimento de ozônio que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação é conhecido como camada de ozônio.

Postagens relacionadas: