Qual a relação entre moeda social e economia solidária?

Índice

Qual a relação entre moeda social e economia solidária?

Qual a relação entre moeda social e economia solidária?

A moeda social é o meio que viabiliza a prática da Economia Solidária. Ela possui características específicas que a diferem da “moeda normal” e pode ter algumas diferenças dependendo do local de origem, pois existem diferentes modelos em países como Quênia, França e Japão.

Qual o objetivo da moeda social?

Sua finalidade se destina a transações econômicas com um determinado fim. Seu objetivo é gerar riqueza na determinada comunidade, já que é uma moeda local. A moeda social age como uma moeda complementar a moeda nacional, porém não a substitui.

Por que é importante possuir uma moeda social dentro de um país como o Brasil?

Hoje, as moedas sociais cumprem um papel fundamental no desenvolvimento de comunidades no Brasil e no mundo. Ao contrário da moeda oficial, a moeda social permite a criação de um mercado complementar e oferece a possibilidade de se produzir e consumir dentro de um circuito fechado e local.

Quem utiliza dinheiro social no mundo?

O Brasil não é o único país com moedas sociais. Há comunidades em países como Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido, França, Estados Unidos e Alemanha que também têm moedas complementares.

Quais são os dois significados via de regra atribuídos a moeda social?

Em cada experiência, a combinação de elementos do conjunto total de valores a ser perseguido pode mudar, porém, via de regra, dois significados são atribuídos recorrentemente à moeda social: 1) “meio de troca” alternativo ou complementar (BLANC, 1998), capaz de gerar melhores condições de vida aos aderentes; e/ou 2) ...

O que significa moeda social?

O que é a moeda social A moeda social é o meio que viabiliza a prática da economia solidária. Ela possui características específicas que a diferem da “moeda normal” e pode ter algumas diferenças dependendo do local de origem, pois existem diferentes modelos em países como Quênia, França e Japão.

Quantas moedas sociais existem no mundo?

Depois de anos circulando de mão em mão na forma de papel-moeda, as moedas sociais ganharam versão eletrônica: o E-DINHEIRO, uma plataforma de pagamento tradicional, como a dos bancos oficiais. Hoje 117 moedas sociais coexistem, numa boa, com o Real.

Como funciona a utilização da moeda palma?

A moeda social Palma na prática A Palma, bem como todas as outras moedas sociais do país, por exigência do Banco Central, é lastreada em reais. Isso significa que uma Palma é equivalente a um Real e que o Banco Palmas tem, sob sua guarda, valor equivalente em reais ao que circula em Palma.

Como funciona a moeda Palma?

A moeda social Palma na prática A Palma, bem como todas as outras moedas sociais do país, por exigência do Banco Central, é lastreada em reais. Isso significa que uma Palma é equivalente a um Real e que o Banco Palmas tem, sob sua guarda, valor equivalente em reais ao que circula em Palma.

São exemplos de moedas sociais?

Por exemplo, 1 Palmas (moeda social do Conjunto Palmeiras) corresponde a 1 Real. Elas também não possuem a assinatura dos presidentes do Ministério da Fazenda e do Banco Central (BC) e não são fabricadas pela Casa da Moeda, mas pelos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD).

Qual a finalidade da moeda social?

Seu objetivo é gerar riqueza na determinada comunidade, já que é uma moeda local. A moeda social age como uma moeda complementar a moeda nacional, porém não a substitui. As moedas sociais costumam surgir em comunidades pequenas com o objetivo de fazer com que o dinheiro circule pela própria comunidade.

Qual a moeda oficial do banco comunitário?

Além disso, no Brasil, as moedas sociais são lastreadas em reais. Isso significa que para cada unidade da moeda social posta em circulação, o banco comunitário deve possuir o equivalente em moeda oficial para garantir e facilitar o entendimento das transações.

Quais são as transações com as moedas sociais?

São favelas, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos e vilas de pescadores ou áreas rurais marcadas pela ausência do Estado e pela inexistência de bancos tradicionais. Estima-se que entre 20 as transações com as moedas sociais somaram R$ 42 milhões.

Qual a única moeda em circulação no Brasil?

O Real não é a única moeda em circulação no Brasil. Além dele, segundo a Rede Brasileira de Bancos Comunitários, há no país pelo menos 103 moedas sociais, que também são conhecidas como complementares. Mas esse número pode ser ainda maior.

Postagens relacionadas: