Como a música interage com a paisagem?
Como a música interage com a paisagem?
No campo da paisagem sonora encontram-se importantes elementos culturais, como a linguagem e a música, que se mesclam aos sons da natureza, configurando especifidades a cada lugar e/ou território. A difusão dos sons é pressuposto para a construção musical e para a propagação de ideias por meio da arte musical.
Quais as práticas musicais encontradas na natureza?
Muitos pesquisadores publicam teorias de que a música está presente em todos os lugares e momentos da nossa vida: o ritmo da cidade com o buzinar e a movimentação constante de veículos motores, os circuitos de um computador, árvores tremulando ou formigas cortando folhas – tudo pode ser considerado como música!
Como podemos identificar a paisagem sonora no nosso cotidiano?
Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa soundscape, que remete à observação do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõem um determinado ambiente e podem ser sons produzidos pela natureza, pelo corpo humano ou por objetos diversos.
Qual a importância da paisagem sonora?
paisagens sonoras, apesar de terem se iniciado dentro dos estudos acústicos da música, contribuem para as áreas de geografia e educação, porque reforçam a necessidade da compreensão do conceito de paisagem para além do visual e impulsiona novos estudos na área.
O que determina o ritmo da música produzida na obra?
Depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. As diversas durações são utilizadas em combinação com uma regularidade básica chamada de pulso ou pulsação. Essas variações são comumente chamadas de ritmo.
Onde podemos encontrar ritmo na natureza?
O ritmo está presente na natureza, nas mais diversas ocasiões e basta uma simples observação, como por exemplo, do movimento das marés, da simples alternância entre dia e noite, da mudança das estações ou na medida do tempo.