O que fazer para curar a periodontite?

Índice

O que fazer para curar a periodontite?

O que fazer para curar a periodontite?

“O uso de antibióticos como amoxicilina e minociclina, a administração de medicamentos anti-inflamatórios e o bochecho com clorexidina também são métodos que ajudam a tratar a doença”, afirma.

Qual é a forma mais leve da doença periodontal?

Doença periodontal é o termo médico para doença gengival. Pode ser utilizado para se referir ao vasto leque da doença gengival, incluindo gengivite, que é uma forma ligeira da condição, mas é mais frequentemente utilizado para se referir à segunda e mais grave fase da doença gengival, periodontite.

Quais os requisitos de um antibiótico sistêmico para a utilização em Periodontia?

A antibioticoterapia sistêmica para o tratamento periodontal envolve monoterapia baseada no emprego de β-lactâmicos, em especial, a penicilina de amplo espectro, amoxicilina, associada ou não ao clavulanato de potássio ou metronidazol. O uso de tetraciclinas, clindamicina e ciprofloxacina também foi relatado.

Como prevenir gengivite e periodontite?

Prevenção . A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental especialmente depois das refeições e antes de deitar, assim como passar por uma avaliação odontológica duas vezes por ano, evitar o consumo de açúcar e não fumar são medidas essenciais para prevenir a gengivite, a periodontite e suas complicações.

Como Prevenir a gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, que pode evoluir para a periodontite, forma mais grave da doença. Veja como prevenir.

Como é feito o diagnóstico da gengivite?

O diagnóstico da gengivite, assim como o da periodontite, é clínico, considerando os sinais e sintomas da doença, as condições gerais de saúde do paciente e seu histórico familiar. Quanto mais precocemente for feito, melhores serão os resultados do tratamento.

Qual a causa mais comum da gengivite?

A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, por exemplo, o chumbo e o bismuto.

Postagens relacionadas: