Como escrever bem uma petição?
Como escrever bem uma petição?
Passo a passo de como fazer uma petição inicial
- Defina uma estratégia. O jogo processual inicia muito antes da petição inicial. ...
- Adote o seu próprio modelo. ...
- Atente os requisitos da petição inicial. ...
- Narre a história do seu cliente. ...
- Deixe de lado a estrutura: dos fatos, do Direito e do pedido. ...
- Elabore um bom fechamento.
Como escrever bem na advocacia?
Repare bem na maneira que o autor escolhe as palavras, as frases, o desenho do texto; com o tempo, note também a palavra que, por muito óbvia, ele não diz. Brinque de contar as palavras, as linhas, os parágrafos; descubra nos espaços em branco o respiro necessário para o texto; guarde os trechos mais perspicazes.
Como escrever uma boa petição?
Segundo seis juízes de diferentes áreas do Direito entrevistados pelo JOTA, essas são as principais dicas para se escrever uma boa petição. Para Andréa Pacha, juíza da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e escritora, uma petição é uma “história bem contada com um pedido no final”.
Como melhorar o vocabulário de petições?
Além de um ótimo entretenimento, melhora o vocabulário e ajuda a aprimorar a narrativa dos fatos. Faça um teste, aposto que as suas petições passarão a ser mais deleitáveis. A outra dica é inspirada em uma das famosas frases de Thomas Jefferson: “O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta”.
Como se elabora a petição inicial?
A elaboração da petição inicial exige dedicação, atenção e tempo, principalmente em casos difíceis e complexos. É a partir dela que irá se desenrolar o processo.
Qual a importância da petição?
A importância da petição. A petição é o instrumento pelo qual o advogado transmitirá as pretensões de seus clientes ao órgão competente para apreciação, narrando os fatos, os seus fundamentos legais e também o pedido, ou seja, aquilo que se espera efetivamente.