Como escrever concordância?
Como escrever concordância?
Significado de Concordância substantivo feminino Ação ou efeito de concordar, de estar de acordo com; conformidade, acordo: concordância de testemunhos.
O que é concordância correta?
Isso significa que o artigo, numeral, pronome ou adjetivo que o antecede deve concordar com ele tanto mantendo o gênero masculino quanto o número – singular ou plural. É comum errarmos ao escrever por termos o hábito de falar de forma diferente.
Para que serve a concordância?
A concordância - verbal ou nominal - está ligada aos princípios lógicos que regem a língua e o pensamento humano. Concordar adequadamente o sujeito com o verbo ou adjetivo com o nome pode tornar o texto mais preciso, sem ambiguidades, mas o principal valor da concordância é social.
Quais são as dúvidas sobre a concordância?
Em nosso dia a dia, muitas dúvidas ocorrem em relação à concordância de determinadas palavras ou expressões. Uma simples tarefa de escrever um e-mail ou um documento, por exemplo, pode esconder algumas pegadinhas. Dentre elas, três palavras destacam-se e podem causar pequenas confusões: “anexo”, “incluso” e “obrigado”.
Como se dá a concordância verbal?
Como se dá a concordância verbal? A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa. Veja: A conjugação do verbo concorda com o sujeito ao qual está se referindo. Veja nos enunciados abaixo:
Por que o verbo concorde com a porcentagem?
É mais comum que o verbo concorde com o termo que especifica a porcentagem: Na pesquisa, 98,1% dos entrevistados preferem ficar em casa. Se o termo não estiver explícito, é mais comum que o verbo concorde com o número: Na entrevista, 98,1% preferem ficar em casa, enquanto 1,9% prefere sair.
Qual a concordância do sujeito com o plural?
Se o sujeito estiver posposto, permite-se a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo. Ex.: Seguiria a pé a jovem e a sua amiga. c) Os núcleos do sujeito são sinônimos (ou quase) e estão no singular - o verbo poderá ficar no plural (concordância lógica) ou no singular (concordância atrativa).