Qual a diferença entre empolamento e compactação na terraplenagem?
Índice
- Qual a diferença entre empolamento e compactação na terraplenagem?
- O que deve ser feito em termos de terraplanagem para realizar a correção da erosão exposta?
- Qual a importância da compactação do solo para uma obra estrada aeroporto ou barragem e como a umidade influência nesta compactação aponte os principais equipamentos para compactação de solos?
- Como calcular taxa de empolamento?
- O que pode acontecer caso a terraplanagem seja mal feita?
- Qual a influência da umidade de compactação na resistência dos solos compactados antes e depois da saturação?
- Qual a finalidade do processo de compactação do solo?
Qual a diferença entre empolamento e compactação na terraplenagem?
O oposto do empolamento é a contração. Ou seja, o quanto a terra ocupa a menos de volume quando compactada. Nesse caso, o volume final é inferior ao que a terra ocupava no corte. Assim, para executar um aterro com 1 m3, será preciso mais que 1 m3 de terra.
O que deve ser feito em termos de terraplanagem para realizar a correção da erosão exposta?
O correto é que a terraplenagem caminhe junto com a implantação da obra civil, ou seja, vai-se fazendo a terraplenagem na medida que o avanço da obra a exige. Alternativamente pode-se fazer a terraplenagem por painéis. Completa-se um painel, faz-se sua proteção contra a erosão e só então inicia-se um próximo painel.
Qual a importância da compactação do solo para uma obra estrada aeroporto ou barragem e como a umidade influência nesta compactação aponte os principais equipamentos para compactação de solos?
É importante entender que a umidade do solo é um dos principais fatores a serem considerados. Quando se compacta com baixa umidade, o atrito entre as partículas é maior. ... Ao reduzir o atrito com a água, os canalículos facilitam a saída do ar, permitindo o aumento da massa e, consequentemente, da resistência do solo.
Como calcular taxa de empolamento?
Empolamento
- Empolamento ou expansão volumétrica é um fenômeno característico dos solos, importante na terraplenagem, principalmente quanto ao transporte de material.
- Assim temos: γsVn.
- Chama-se fator de empolamento φ1=(γs/γn)
O que pode acontecer caso a terraplanagem seja mal feita?
Uma terraplenagem mal feita pode trazer consequências graves em todo o entorno da obra. Se uma desestruturação de solo for realizada sem uma análise geológica correta, o redor da obra pode ficar comprometido, o que pode causar um assoreamento da rede de drenagem, gerando possíveis enchentes.
Qual a influência da umidade de compactação na resistência dos solos compactados antes e depois da saturação?
O grau de saturação do solo também (que tem marcante influência na resistência dos solos parcialmente saturados) é função da compactação. ... Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.
Qual a finalidade do processo de compactação do solo?
O processo de compactação tem como objetivo reduzir os espaços vazios, aumentar a rigidez e a resistência do solo assim como reduzir a permeabilidade. Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta.