O que o Catecismo fala sobre a Eucaristia?
O que o Catecismo fala sobre a Eucaristia?
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é "o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até o seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição.
Porque foi instituída a Eucaristia?
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o Meu corpo... isto é o Meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho.
Quais são os sinais do amor de Deus?
Os Sacramentos são sinais do amor de Deus pela humanidade. Nas palavras de Agostinho e Calvino, os Sacramentos são sinais visíveis da graça de Deus, forma de Deus se comunicar com a humanidade. São eles: Batismo, Confirmação, Eucarista, Confissão, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.
Qual a importância da penitência?
A penitência é “uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração” (cf. Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1431). Ou seja, essas práticas espirituais servem para nos ajudar a encontrar Deus por meio da oração.
Porque é importante buscarmos o alimento espiritual na Eucaristia?
# Eucaristia – alimento espiritual Assim como o nosso corpo necessita de alimento físico, nossa alma precisa de alimento espiritual. Na Santa Missa, temos a graça de receber Jesus, Seu corpo e Seu sangue no banquete eucarístico.