Como pode ser a qualidade de vida de uma pessoa obesa?
Índice
- Como pode ser a qualidade de vida de uma pessoa obesa?
- O que a obesidade pode causar na vida de uma pessoa?
- O que é um paciente obeso?
- Quais as principais consequências do aumento do tecido adiposo no organismo?
- Como a obesidade é definida?
- Qual a expectativa de vida de uma pessoa obesa?
- Como funciona a obesidade?
- Como tratar paciente obeso?
- Qual o impacto negativo da obesidade na qualidade de vida?
- Qual a relação entre obesidade e mortalidade?
- Por que a obesidade é preocupante?
- Qual a diferença entre obesidade e obesidade infantil?
Como pode ser a qualidade de vida de uma pessoa obesa?
O aumento do índice de massa corporal (IMC), principalmente em obesos graves (IMC 40,0 kg/m2), provoca graves problemas de saúde, como elevação do fator de risco para doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, ortopédicas, entre outras.
O que a obesidade pode causar na vida de uma pessoa?
O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
O que é um paciente obeso?
Obesidade é uma doença onde existe excesso de gordura corporal. A diferença entre a normalidade e a obesidade é arbitrária, mas um indivíduo é considerado obeso quando a quantidade de tecido adiposo aumenta em uma extensão tal que a saúde física e psicológica são afetadas e a expectativa de vida é reduzida (3).
Quais as principais consequências do aumento do tecido adiposo no organismo?
De modo geral, o aumento do tecido adiposo leva a “efeitos de massa”, com repercussões na dinâmica ventilatória, por diminuir a complacência pulmonar, o que resulta em pneumopatias restritivas.
Como a obesidade é definida?
Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Qual a expectativa de vida de uma pessoa obesa?
Estudo recente divulgado em julho pela revista médica “The Lancet” diz que estar acima do peso diminui cerca de um ano da expectativa de vida de uma pessoa. Em casos de obesidade severa pode checar a até 10 anos.
Como funciona a obesidade?
0) é o acúmulo de gordura no corpo, geralmente causado por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja, a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Como tratar paciente obeso?
O tratamento da obesidade pode ser feito com dieta para emagrecer e com a prática regular de exercícios físicos, ou até mesmo com uso de remédios indicados pelo médico para ajudar a reduzir o apetite e a compulsão alimentar, ou, em alguns casos, a cirurgia bariátrica, pois diminui a área de absorção dos alimentos pelo ...
Qual o impacto negativo da obesidade na qualidade de vida?
O impacto negativo da obesidade na qualidade de vida dos indivíduos tem sido alvo de diversas investigações. Na Universidade de Goteborg, na Suécia, foi realizado um estudo, cujos resultados sugerem que a obesidade grave é um factor debilitante para a saúde e funcionamento psicossocial.
Qual a relação entre obesidade e mortalidade?
A obesidade constitui um dos maiores problemas de saúde das sociedades ocidentais, associando-se a um aumento da prevalência da diabetes, hipertensão, dislipidémia, hiperuricemia e litíase da vesícula1-3. Embora a existência de uma relação linear entre obe- sidade e mortalidade permaneça envolta em alguma
Por que a obesidade é preocupante?
A obesidade é uma doença preocupante entre os adultos — quando se fala em crianças, a situação é ainda mais grave. Isto porque a saúde começa a sofrer com os problemas causados pelo sobrepeso enquanto a criança deveria estar em pleno desenvolvimento físico.
Qual a diferença entre obesidade e obesidade infantil?
A diferença — e o que faz da obesidade infantil soar o alarme da saúde pública — é que o maior tempo de exposição ao excesso de gordura poderá desencadear doenças crônicas mais cedo, reduzindo a expectativa de vida do indivíduo.