Qual a relação entre tecido adiposo e obesidade?

Índice

Qual a relação entre tecido adiposo e obesidade?

Qual a relação entre tecido adiposo e obesidade?

O tecido adiposo é um importante órgão endócrino capaz de modular processos metabólicos tanto localmente como em diversos outros tecidos, tendo papel modulador da obesidade. Sua função como regulador do processo inflamatório tem sido bastante evidenciada.

Que tipo de tecido adiposo prevalece na obesidade?

WAT na obesidade Quando o balanço energético é positivo, ou seja, quando a ingestão de alimentos é maior que o gasto energético, o tecido adiposo branco se expande. Esta expansão ocorre via aumento no volume dos adipócitos pré-existentes, bem como a formação de novos adipócitos brancos27.

Qual a relação deste tecido com uma das causas da génese da obesidade inflamação )?

Sabe-se que os adipócitos do tecido adiposo branco produzem uma variedade de citocinas inflamatórias na proporção de seus volumes, e a obesidade está associada com o aumento de vários destes peptídeos pró-inflamatórios.

O que o glucagon vai estimular na célula do tecido adiposo adipócitos )?

É importante mencionar, ainda, que o efeito geral do glucagon é estimular a síntese e a liberação da glicose pelo fígado, além de induzir a mobilização dos ácidos graxos do tecido adiposo, para serem usados como combustível pelos tecidos (que não os cerebrais), no lugar da glicose.

Qual a relação do TNF alfa e a obesidade?

Parece que o TNF-α possui um importante papel na regulação das concentrações de leptina, mediando possi- velmente a hiperleptinemia na obesidade(74). Porém, parece existir um diferente padrão de regulação dessa citocina em indivíduos com diferentes graus de obesidade(75).

Qual o tecido da obesidade?

O tecido adiposo desempenha papel fundamental na regulação do balanço energético e na modulação do sistema imune. A obesidade, caracterizada pelo excesso de tecido adiposo branco (WAT, do inglês white adipose tissue), é uma doença de caráter inflamatório crônico e que prejudica esses dois sistemas.

Como ocorre a transdiferenciação do tecido adiposo?

Estas células parecem ser o resultado da transdiferenciação de adipócitos brancos em marrom, caracterizando um processo de escurecimento das células de gordura, chamado de "browning". O processo de transdiferenciação ocorre quando uma célula adulta de um tecido torna-se outra célula adulta de outro tecido.

Qual a relação da obesidade com o processo inflamatório?

“A gordura em excesso, principalmente visceral, secreta substâncias consideradas pró-inflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas), como a leptina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), a interleucina-6 (IL-6) e também o PAI-1, que forma trombos ou coágulos.

Como é o tecido adiposo?

A seguir apresentamos um pouco mais desse tecido, como sua constituição, suas funções e sua classificação. O tecido adiposo é constituído predominantemente por células adiposas, ou adipócitos, envoltas por uma lâmina basal e fibras reticulares.

Qual a origem da acumulação excessiva de tecido adiposo?

“A acumulação excessiva de tecido adiposo (obesidade) deriva de um aporte calórico excessivo e crónico de substratos combustíveis presentes nos alimentos e bebidas (proteínas, hidratos de carbono, lipídios e álcool) em relação ao gasto energético (metabolismo basal, efeito termogénico e actividade física).

Qual a inflamação no tecido adiposo das crianças obesas?

Além disso, essa análise indicou inflamação no tecido adiposo de todas as crianças obesas, não sendo encontrada nas não obesas.

Como os adipócitos são distribuídos?

Os adipócitos encontram-se distribuídos de forma isolada, podendo também ser encontrados formando pequenos aglomerados pelo tecido conjuntivo frouxo ou formando grandes agregados, constituindo, assim, o tecido adiposo.

Postagens relacionadas: