Quais as consequências da obsolescência programada?

Índice

Quais as consequências da obsolescência programada?

Quais as consequências da obsolescência programada?

Tal prática tem consequências devastadoras. Os consumidores são constantemente forçados a jogar fora aparelhos e peças que deixaram de funcionar e comprar novos. E a mentalidade do descarte significa mais lixo eletrônico de países industrializados se acumulando em aterros de países em desenvolvimento.

O que é obsolescência programada de que maneira ela se relaciona com o consumismo nas sociedades capitalistas atuais?

Na sociedade de consumo, as estratégias publicitárias e a obsolescência planejada mantêm os consumidores presos em uma espécie de armadilha silenciosa, num modelo de crescimento econômico pautado na aceleração do ciclo de acumulação do capital (produção-consumo-mais produção).

De quem é a culpa da obsolescência programada?

A obsolescência programada adveio com a globalização, com o aumento industrial, bem como com o crescimento populacional e seu consumismo excessivo. Seu significado surgiu no século passado, com a necessidade de reduzir a vida útil de um produto para que o consumidor o pudesse trocar com maior frequência.

O que você entende por obsolescência programada?

A obsolescência programada, também chamada de obsolescência planejada, é uma técnica utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de funcionamento.

Postagens relacionadas: