O que é um romance gótico?

Índice

O que é um romance gótico?

O que é um romance gótico?

Género de romance, cultivado mais significativamente em Inglaterra e nos Estados Unidos da América, nos séculos XVIII e XIX, onde a presença de elementos sobrenaturais e criaturas grotescas cria uma atmosfera de mistério e terror.

Como escrever um romance gótico?

O cenário para um conto gótico deve ser sombrio e opressivo , como um castelo em ruínas ou aldeia sinistra e remoto. A definição também deve conter espaços e segredos escondidos . A história típica gótico caracteriza um rico e solitário homem , um homem que reprime suas emoções e esconde uma inquietante secreta .

Quais são as características do romance gótico?

Literatura Gótica Uma das principais características dos romances de estilo gótico é a exploração de personagens melodramáticas. O enredo é cheio de mistérios, terror e cenários noturnos e sobrenaturais.

Quais elementos literários aproximam o romance gótico das concepções românticas?

A literatura gótica é uma vertente literária que representa o Romantismo mais direcionado ao mistério e ao lado obscuro. Trata, sobretudo, de temas que contradize costumes, tradições e cultura de uma dada sociedade.

O que é literatura gótica?

A literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosa.

Em que consiste o romance?

Romance é um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. ... Por tratar-se de uma narrativa, o romance possui uma ação, lugar onde ela ocorre, tempo em que ela acontece, personagens que a realizam, uma trama e um ponto de vista, isto é, a perspectiva do narrador.

Quais são os seis elementos que fazem parte da estrutura do romance?

Estrutura da narrativa

  • Introdução. É a parte do texto que apresenta as personagens e mostra ao leitor onde elas se localizam em relação ao tempo e espaço.
  • Desenvolvimento. Nesse trecho, o autor conta as ações da personagem. ...
  • Conclusão. Trata-se do final da história. ...
  • Enredo. ...
  • Espaço. ...
  • Tempo. ...
  • Ação. ...
  • Narrador personagem.

O que é romance psicológico exemplos?

Romance psicológico: centrado na consciência individual das personagens. Em lugar de um narrador externo e onisciente, desenvolve-se a história a partir do olhar e da interioridade de uma (ou mais) personagem. Exemplo: Angústia, de Graciliano Ramos.

O que caracteriza a prosa gótica?

A literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosa.

O que significa ficção gótica?

A ficção gótica, que é amplamente conhecida pelo subgênero do horror gótico, é um gênero ou modo de literatura e cinema que combina ficção e horror, morte e, às vezes, romance. ... Outro romance bem conhecido neste gênero, que data do final da era vitoriana, é o Drácula de Bram Stoker.

Qual a consistência do romance gótico?

Há uma relativa consistência nas convenções narrativas que fazem do romance gótico uma literatura reconhecível como tal, mas que não chega a constituir um gênero. O romance gótico é uma manifestação essencialmente híbrida, um elo entre o romanesco e o romance no qual uma atmosfera de mistério, aflição e terror prevalece.

Qual é o estilo do gótico?

O gótico é um estilo de caligrafia tradicional usado desde a Idade Média e marcado por traços bonitos e fortes. Essa escrita também é conhecida por outros termos, como "escolástica", e tem algumas variações notáveis.

Qual é a presença gótica em Portugal?

A presença gótica em Portugal é tratada num contexto histórico e ficcional pelo escritor Alexandre Herculano em Eurico, o Presbítero (1844). No século XII, o monge surge com uma inovação arquitetônica que promete acabar com as igrejas escuras.

Qual a influência da literatura gótica na história de horror e terror?

Entendida assim como efeito narrativo, a literatura gótica é um dos mais influentes modelos narrativos para as histórias de horror e terror que temos atualmente. Há uma relativa consistência nas convenções narrativas que fazem do romance gótico uma literatura reconhecível como tal, mas que não chega a constituir um gênero.

Postagens relacionadas: