Como a pele protege o corpo humano de doenças?
Índice
- Como a pele protege o corpo humano de doenças?
- Qual é a função das células da pele?
- Quais as funções da pele não só como órgão do sentido?
- Por que a pele é um órgão de defesa imunológica?
- O que é o sentido da pele?
- Quais são as principais funções da pele?
- Qual é a função excretora da pele?
- Qual é a pele do corpo humano?
- Por que a pele precisa de protecção?
- Quais os factores externos que a pele nos protege?
- Como proteger a pele de qualquer ataque externo?
Como a pele protege o corpo humano de doenças?
A função protetora tem o objetivo de proteger o organismo do ser humano contra a penetração de substâncias indesejadas, onde a camada córnea forma uma barreira que neutraliza os ácidos, e impede que a epiderme absorva substâncias irritantes.
Qual é a função das células da pele?
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Quais as funções da pele não só como órgão do sentido?
Como órgão dos sentidos Ela apresenta numerosas terminações nervosas, algumas livres, outras com comunicação com órgãos sensoriais especializados, como células de Merckel, folículos pilosos. A pele tem capacidade de detectar sinais que criam as percepções da temperatura, movimento, pressão e dor.
Por que a pele é um órgão de defesa imunológica?
Doença: a pele neutraliza agressores/ influências externas, tais como bactérias, vírus e poluição e impede-os de entrar no corpo. UV: o excesso de exposição aos UV nocivos gera radicais livres - moléculas agressivas que causam danos às células.
O que é o sentido da pele?
A pele é o maior órgão do corpo humano É um órgão essencial para a sobrevivência humana já que actua como barreira protectora contra agentes do meio ambiente como bactérias ou vírus, sendo também responsável por funções essenciais como a regulação térmica ou as funções sensoriais (tacto, pressão, frio, calor, dor…).
Quais são as principais funções da pele?
Estrutura e função da pele
- Proteção do corpo contra traumatismos.
- Regulação da temperatura corporal.
- Manutenção do equilíbrio hídrico e eletrolítico.
- Percepção de estímulos dolorosos e agradáveis.
- Participação na síntese de vitamina D.
Qual é a função excretora da pele?
Diante disso ela é excretora, pois representa excreções sebáceas e sudoríparas que possui objetivo de excretar as toxinas e os resíduos do metabolismo. Devido ao suor a pele excreta substâncias, que possui parte do suor que contém água e permite eliminar sais minerais, ureia, ácido úrico e o colesterol.
Qual é a pele do corpo humano?
A pele é o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Além disso, pode revelar doenças ou disfunções que outros órgãos sofrem. Ou seja, pode chegar a ser o rosto visível de algumas doenças ou disfunções. Nem toda a pele do corpo tem a mesma espessura.
Por que a pele precisa de protecção?
Porque é que a pele precisa de protecção? A pele trabalha bastante para proteger o nosso corpo, mas as influências externas a que é submetida podem ter impacto sobre a sua condição e prejudicar a sua defesa natural. Tal pode afectar a nossa saúde em geral e tornarmos-nos mais susceptíveis a lesões e infecções.
Quais os factores externos que a pele nos protege?
Muitos dos factores externos que a pele nos protege têm, por sua vez, impacto sobre a própria pele.
Como proteger a pele de qualquer ataque externo?
Proteção: A pele protege o corpo humano de qualquer tipo de ataque externo. Como, por exemplo, de pancadas, queimaduras, pressão, perda de água e calor, ações de agentes químicos, penetração de gérmenes.