Qual é a diferença entre um registrador e memória cache?
Índice
- Qual é a diferença entre um registrador e memória cache?
- Qual a memória mais rápida cache ou registrador?
- Qual é o tipo de memória cache?
- Quais são os tipos de memória volátil?
- Qual é a função dos Registradores da memória cache?
- Qual o tipo de memória mais rápida?
- São memórias mais lentas que os registradores e mais rápidas que as memórias RAM?
- Onde fica presente a memória cache?
- Qual a função do cachê miss?
- Quais são os níveis de acesso à memória cache?
- Qual a diferença entre memória interna e memória cache?
- Por que o registrador é uma espécie de cache?
- Por que os registradores deixam de ser memória?
Qual é a diferença entre um registrador e memória cache?
Registrador: Memória temporária usada pelo processador no processamento das instruções. ... Cache: Armazena partes da memória principal que são usadas frequentemente pelos programas. Memória principal (RAM): Memória de armazenamento temporário.
Qual a memória mais rápida cache ou registrador?
O registro da CPU é sempre mais rápido que o cache L1. É o mais próximo. A diferença é aproximadamente um fator de 3. Tentando tornar isso o mais intuitivo possível, sem se perder na física subjacente à questão: existe uma correlação simples entre velocidade e distância na eletrônica.
Qual é o tipo de memória cache?
Além disso, existem 3 tipos de cache, conhecidos como L1 (primário), L2 (secundário) e o L3, que atua como secundário também. Os três são introduzidos no processador (antigamente somente o L1 era), devido ao fato de que a distância entre os caches pode interferir na transferência de dados.
Quais são os tipos de memória volátil?
Basicamente são dois tipos de memórias que existem: memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória cache, registradora, memória de acesso aleatória (RAM). As memórias flash, disco rígido (HD), são memórias não voláteis, isto é, não perdem seus dados na ausência de energia.
Qual é a função dos Registradores da memória cache?
O propósito da memória cache é atuar como um buffer entre os registradores da CPU, muito limitados e de alta velocidade, e a memória principal do sistema, relativamente mais lenta e maior — geralmente referida como RAM[1]. ... Em termos de capacidade de armazenamento, o cache é bem menor que a RAM.
Qual o tipo de memória mais rápida?
A memória DDR4 (a última tecnologia de memória) trabalha em uma média entre 2133 MT/s e 3000 MT/s. A memória DDR3 (comum em computadores antigos) têm uma média de velocidade entre 1066 MT/s e 1866 MT/s.
São memórias mais lentas que os registradores e mais rápidas que as memórias RAM?
O propósito da memória cache é atuar como um buffer entre os registradores da CPU, muito limitados e de alta velocidade, e a memória principal do sistema, relativamente mais lenta e maior — geralmente referida como RAM[1]. ... Em termos de capacidade de armazenamento, o cache é bem menor que a RAM.
Onde fica presente a memória cache?
A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador.
Qual a função do cachê miss?
Se o conteúdo não está na cache, ocorre uma falta de cache, chamado de cache miss (quando o conteúdo requisitado pela CPU não esta presente na cache), o que leva a CPU a buscar essa informação na memória principal.
Quais são os níveis de acesso à memória cache?
Com isso, é possível afirmar que quase todo o acesso à memória RAM é feito através da memória cache. A memória cache é dividida em alguns níveis, conhecidos como L1, L2 e L3 (L significa Level, em inglês). Eles dizem respeito à proximidade da memória cache das unidades de execução do processador.
Qual a diferença entre memória interna e memória cache?
A memória interna ou principal é muito maior que a memória cache. Há vários métodos para mapear um bloco de memória à memória cache. MAC 344 - Arquitetura de Computadores Prof. Siang Wun SongHierarquia de memória e a memória cache
Por que o registrador é uma espécie de cache?
Em certo ponto de vista o registrador é uma espécie de cache também, onde a memória seria como o arquivo de swap dos sistema operacional, está lá para garantir que tudo funciona com grandes volumes, mas é melhor evitar o seu uso.
Por que os registradores deixam de ser memória?
Os registradores não deixa de ser uma memória, mas com características especiais e em baixíssimo número, até porque a distância que o sinal elétrico precisa percorrer precisa ser bem pequeno para acontecer muito rápido. Se tivessem muitos registradores boa parte ficariam longe e o tempo de acesso seria maior.