Como se escreve um memorando?
Como se escreve um memorando?
O Memorando ou Comunicação Interna (C.I.) representa um tipo de texto informativo veiculado nos meios profissionais (empresas, órgãos públicos, etc.). Os memorandos são importantes ferramentas de comunicação entre diversos setores de uma empresa, instituição, associação, dentre outros.
Como escrever um memorando interno?
Assim, podemos indicar que a estrutura básica do memorando se compõe de:
- Nome do memorando.
- Nome do receptor ou destinatário.
- Nome do emissor do memorando.
- Data de emissão do memorando.
- Apresentação e resumo da mensagem.
- Mensagem do memorando.
- Assinatura final.
Qual o modelo básico de um memorando?
Para saber detalhes sobre ele, confira nosso post. O modelo básico de um memorando requer que sejam colocadas as seguintes informações: Nome da empresa ou órgão público no qual o documento foi gerado; Cidade, estado e data na qual o documento está sendo preenchido; Departamento de origem do memorando com telefone e e-mail para contato;
Qual a função do memorando?
A função do memorando é tomar uma atitude quanto a uma questão em particular, seja anunciar um produto novo, comunicar novas políticas acerca dos relatórios ou informar como a empresa está lidando com um problema. Reforce a ação que deve ser tomada pelo leitor no último parágrafo do texto.
Qual o conteúdo do memorando?
Conteúdo do documento (abrangendo introdução, desenvolvimento e conclusão); Despedida formal (atenciosamente, cordialmente, respeitosamente etc.); Nome, cargo, assinatura e carimbo de quem emitiu o memorando. Para: Departamento de T.I Assunto: Faltas sem justificativa dos técnicos de informática
Quais são os memorandos?
São textos breves que apresentam uma linguagem formal, objetiva, direta, clara e coesa. Observe que os memorandos podem ser enviados também por correio eletrônico (e-mail).